GOVERNO

Chanceler de Lula afirma que o Brasil retomará as relações diplomáticas com a Venezuela

(Foto: Carta Capital/Reprodução)

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, nesta quarta-feira, (14), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a reativação das relações diplomáticas com a Venezuela.

A retomada dos laços passará, segundo Vieira, pela definição de um responsável de negócios que deverá reabrir os prédios brasileiros em Caracas, inclusive a embaixada. Isso deve ocorrer em 1º de janeiro, dia da posse de Lula. A segunda etapa será a escolha de um embaixador para trabalhar com o governo do presidente Nicolás Maduro.

O Brasil também deixará de reconhecer como presidente da Venezuela Juan Guaidó, autoproclamado chefe de Estado. A relação com Guaidó foi formalizada no início do governo de Jair Bolsonaro (PL), em janeiro de 2019.

Segundo Mauro Vieira, Lula avalia que o Brasil “esteve ausente durante muito tempo e que a política que deveria ser integrada durante o governo dele deveria ser uma política de pontes reformadas”.

O futuro chanceler ainda defendeu uma relação “intensa e produtiva, mas equilibrada e soberana” com Estados Unidos, China e países da União Europeia.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Carta Capital