Câmara dos Deputados

Câmara vota reforma da Previdência em 2º turno - ACOMPANHE AO VIVO

A Câmara dos Deputados começa a votar nesta terça-feira, 6, o segundo turno da proposta da reforma da Previdência. Em julho, o texto foi aprovado pelo plenário da casa por 379 a 191 votos, mas por se tratar de alteração na Constituição, precisa passar por duas votações na casa. O texto precisa de ao menos 308 votos dos 531 deputados durante essa nova rodada para passar. Se aprovado, segue para o Senado Federal.

Na votação em segundo turno, os partidos podem apresentar apenas destaques supressivos, ou seja, que retirem trechos do texto aprovado em primeiro turno. A oposição deve apresentar entre sete e nove destaques e seguir com a estratégia de obstrução para atrasar a passagem do texto pela casa.

A reforma da Previdência prevê que trabalhadores possam pedir aposentadoria ao alcançar 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens) após ter recolhido ao menos 15 anos para a Previdência Social. O tempo mínimo de trabalho foi alterado pelos deputados durante a tramitação do texto, já que o governo previa a elevação de 20 anos do período de carência para o benefício.

Fonte: Veja
Créditos: Polêmica Paraíba