Por unanimidade

Câmara de vereadores acata nova denúncia contra prefeito interino de Bayeux

 

O prefeito interino de Bayeux, Luiz Antônio (PSDB), virou alvo de um segundo pedido de cassação na manhã desta terça-feira (21). De forma unânime, a Câmara Municipal da cidade acatou uma nova denúncia de infração político-administrativa contra o gestor. Desta vez, ele foi gravado em áudio ordenando que a Comunicação Institucional da cidade usasse meios oficiais para atacar o deputado federal André Amaral (PMDB). A denúncia foi apresentada por um morador de Bayeux.

De acordo com a denúncia, que foi movida pelo professor Epitácio Bernardo da Silva, o áudio foi gravado em uma reunião de Luiz Antônio com integrantes da equipe de comunicação da prefeitura. Em um dos trechos da conversa o prefeito diz que ‘tem que fazer uma matéria contra o deputado’ e em outro diz que ‘tem que meter o cassete em André Amaral’ . As motivações não ficam claras.

Para o denunciante, as gravações mostram o uso da máquina pública para fins pessoais e isso justificaria a cassação do prefeito. O autor da acusação ainda pediu que Luiz Antônio fosse afastado imediatamente, mas os vereadores se posicionaram negativamente ao pedido, por não existir previsão legal para isso na legislação municipal.

No final de outubro, foi aprovado o primeiro pedido de cassação do prefeito interino Luiz Antônio. Ele foi acusado de infração político-administrativa após ter sido divulgado um vídeo onde ele aparece pedindo propina a um empresário da cidade.

A denúncia contra Luiz Antônio foi apresentada por PR e PRB no dia 24, mesmo dia em que o vídeo de Luiz foi divulgado. Os partidos afirmam que o gestor ‘quebrou o decoro’ da função. “As imagens revelam um homem obstinado a tomar o poder, usando as formas vis na administração pública”, diz um trecho da denúncia.

Pedido de propina

No vídeo, divulgado no dia 24, o prefeito Luiz Antônio aparece negociando propina para tirar Berg Lima do poder. As imagens foram gravadas em 4 de julho, um dia depois o prefeito titular foi preso após ser flagrado recebendo valores de um empresário.

Em conversa com o empresário Ramon Acioli, ex-secretário da Indústria e Comércio do Município na gestão de Berg Lima, Antônio teria pedido R$ 200 mil para que um ‘escândalo’ contra o prefeito ganhasse as ruas.

Nas imagens, Luiz Antônio diz a Ramon que tem gravações comprometedoras contra Berg e garante que a saída do prefeito do poder é questão de dias. O dinheiro negociado seria para pagar empresas de comunicação que divulgariam as irregularidades. Após isso, ele garante no vídeo, o Ministério Público da Paraíba cairia em cima do assunto. No vídeo, o empresário pede para ver o material e recebe a promessa de que ele será repassado. Acioli, então, questiona pagar por uma coisa sem ver o resultado final do que foi conseguido.

O advogado Fábio Andrade, que representa o prefeito interino Luiz Antônio, negou que tenha havido pedido de propina, afirmou que o vídeo foi editado para divulgação e que o gestor só vai se pronunciar após ter acesso ao arquivo na íntegra.

“O prefeito Luiz Antônio não tem nada a ver com a prisão de Berg Lima, essa ilação é completamente despropositada. Essa conversa foi uma especulação feita entre duas pessoas que conversavam sobre a política de Bayeux, uma conversa absolutamente normal na política. Se falou que o prefeito poderia ser afastado, porque em Bayeux todo mundo já sabia que o prefeito vinha sendo investigado por irregularidades e perguntado sobre isso o Luiz Antônio se manifestou. Poderia ser q ele (Berg Lima) fosse cassado, fosse afastado, e naturalmente quem iria assumir era Luiz Antônio”, disse o advogado.

Fonte: Jhonathan Oliveira
Créditos: Jornal da Paraíba