imparcialidade contestada

'BRASILGATE': Imprensa internacional repercute escândalo da Lava Jato 

A manchete do jornal francês Le Monde Diplomatique deu que “a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder”

Após o vazamento de conversas do então  juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da Força-Tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol divulgadas no ultimo domingo (9), pelo site  The Intercept a imprensa internacional já começou a repercutir o caso nesta segunda-feira (10). O escândalo trouxe à tona as relações de interesse político que mobilizavam a força-tarefa em Curitiba.

A manchete do jornal francês Le Monde Diplomatique deu que “a investigação anticorrupção sobre Lula visava impedir seu retorno ao poder”.

O Washington Post disse sobre a resposta de Sergio Moro e destacou que o ex-juiz ‘lamentava a ação de hackers’.

A Bloomberg destacou que o vazamento ‘vem em um momento difícil para Jair Bolsonaro’ e que mais complicações políticas estão por vir. “As revelações aconteceram em um momento delicado para o presidente”, disse.

O portal Al Jazeera reportou que os procuradores comprovadamente teriam tramado para manter Lula fora das eleições de 2018.

O diário argentino Página/12 apelidou caso de “Brasilgate”, em alusão a Watergate, invasão da sede do partido democrata norte-americano em 1972. O escândalo, revelado pelo jornal Washington Post, levou, em 1974, à renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon.

O Mexicano La Jornada analisou que “chats do Telegram desnudam operações contra Lula no Brasil. Os promotores encarregados da operação de combate à corrupção Lava Jato, liderada por Deltan Dallagnol, ‘falavam abertamente de seu desejo de evitar’ que o Partido dos Trabalhadores vencesse a eleição presidencial do Brasil de 2018. E o juiz Sergio Moro, agora poderoso ministro da Justiça do governo neofascista de Jair Bolsonaro, colaborou secretamente e sem ética’ com a equipe do Ministério Público para acertar o caminho para o agora presidente”.

‘É QUASE IMPOSSÍVEL ANULAR CONDENAÇÕES EM 2ª INSTÂNCIA’: diz advogado sobre parcialidade de Moro em decisões

NO ALVO DA INVESTIGAÇÃO DO MP: Conselheiros pedem apuração de conduta de procuradores envolvidos no vazamento de mensagens

‘INVESTIGAÇÃO PLENA, IMPARCIAL E ISENTA’: OAB recomenda afastamento temporário de Moro e Deltan após vazamento de conversas

LAVA JATO NA BERLINDA: O bombardeio sofrido pela operação após revelações do The Intercept – Por Nonato Guedes

‘RELAÇÃO PROMÍSCUA E ILÍCITA’: Associação de juízes pede exoneração de Moro, investigação contra o MP e Lula livre

Defesa de Lula diz que ações estão corrompidas e cita “atuação combinada”

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba