revelações

Bolsonaro cobrava investigações sobre Rodrigo Maia, Doria e Witzel na PF

Ao deixar o Ministério da Justiça nesta sexta-feira, Sergio Moro afirmou que o presidente Jair Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal para ter em cargos estratégicos pessoas de sua confiança a quem ele pudesse solicitar informações de investigações

Ao deixar o Ministério da Justiça nesta sexta-feira, Sergio Moro afirmou que o presidente Jair Bolsonaro queria interferir na Polícia Federal para ter em cargos estratégicos pessoas de sua confiança a quem ele pudesse solicitar informações de investigações. Preocupam o presidente dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Mas aliados dele e integrantes do judiciário afirmam também que Bolsonaro reclamava com frequência porque achava que a PF “fazia corpo mole” ao não investigar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores João Doria (SP) e Wilson Witzel (RJ)

– A recusa em atuar no inquérito das Fake News que pode respingar no Eduardo (Bolsonaro) foi o estopim – afirmou um integrante do Judiciário, que pediu anonimato. – Bolsonaro queria autonomia para ‘pilotar’ a PF como um todo, principalmente para investigar Maia, a quem ele vem pedindo mais empenho nas investigações – completou.

Os inquéritos do STF apuram a disseminação de fake news e ataques a parlamentares e ministros da Corte pelas redes sociais, enquanto o outro está centrado na organização de atos antidemocráticos no último fim de semana. A primeira investigação, segundo integrantes da Polícia Federal, já atinge um dos filhos do presidente.

Um aliado de Bolsonaro no Palácio do Planalto falou que o presidente reclamava também da falta de investigações sobre a atuação de João Dória e Wilson Witzel.

Em diferentes superintendências da Polícia Federal, o clima é de desconfiança sobre uma eventual nomeação do diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem. Segundo policiais, há uma tradição mínima de antiguidade e legitimidade para esses cargos.

Com a saída de Sergio Moro, em um claro confronto com o presidente, por causa da autonomia da PF fica a preocupação sobre como a instituição vai poder continuar atuando com autonomia e liberdade.

Os superintendentes e diretores que participaram da reunião com Maurício Valeixo na quarta-feira ficaram perplexos ao ver o presidente Jair Bolsonaro afirmar no pronunciamento ontem que o diretor-geral teria dito que estava “cansado” e que queria deixar o cargo. Duas pessoas presentes à reunião com Valeixo na quarta-feira de manhã disseram que ele afirmou apenas que “não tinha apego a cargos” e que, se ele tivesse que sair por vontade do ministro Sergio Moro, ele sairia.

– É muito diferente de dizer que ele tava cansado e que ia sair, comunicando a exoneração. Ele não disse isso – afirmou um delegado da PF presente à conversa com Valeixo.

Existe expectativa sobre um eventual boicote como ocorreu com Fernando Segóvia durante o governo de Michel Temer, que ficou pouco mais de três meses no cargo e não contava com cooperação da própria instituição.

Pronunciamento: Bolsonaro diz que teve acesso a depoimento sigiloso e pediu troca da PF no Rio por investigação de caso Marielle

Para policiais federais, a instituição se fortaleceu muito nos últimos anos e irá enfrentar novamente uma eventual indicação política. Por isso, se o nome de Ramagem for confirmado ele chegará para comandar a instituição enfrentando forte resistência.

Delegados afirmam ainda que Bolsonaro demonstra desconhecimento do papel da PF. Eles explicam que inquéritos são sigilos durante o período em que determina o juiz e não podem ser de conhecimento de ninguém que não seja parte.

– Nossos relatórios não são como os do Exército ou da Inteligência do governo. Muitas vezes nem o superintendente tem acesso se nao é para ter acesso. Pode ser só da competência do delegado que conduz a investigação. É diferente de relatorio de inteligentecia que produz no órgão governamental, que, em tese, é de interesse do presidente. Enquanto o juiz determina sigilo num procedimento, ninguém que não seja parte pode ter conhecimento – afirmou outro delegado da PF.

Crises de Bolsonaro com Doria e Witzel

Doria e Bolsonaro protagonizam embates há alguns meses. O governador paulista tem intenção de disputar a eleição presidencial em 2022 e há alguns meses se coloca como uma alternativa no campo de centro-direita. Com a crise do coronavírus, os dois chegaram a trocar acusações em público quando Doria cobrou Bolsonaro pelos discursos conta o isolamento social.

Já com o governador do Rio, o presidente protagonizou um grande embate quando a polícia civil do Rio tomou dois depoimentos do porteiro do condomínio do presidente no Rio.

Nas declarações, o porteiro disse que foi Bolsonaro quem autorizou a entrada de um dos assassinados da vereadora Marielle Franco no condomínio onde ele mora no dia do crimes. Foi de lá que os acusados pela morte da parlamentar saíram para disparar contra o carro dela. Depois que os depoimentos vieram à público, o porteiro prestou depoimento na PF e negou as declarações à Polícia Civil do Rio. O GLOBO apurou que esse inquérito não foi encerrado ainda.

Fonte: o Globo
Créditos: O Globo