Tecnologia

Blitz da Telefonia Móvel chega a João Pessoa: “Vamos entregar serviço de qualidade para todos os paraibanos", diz ministro Juscelino Filho

A Blitz da Telefonia Móvel chegou em João Pessoa nesta quarta-feira (31/01). A ação do Ministério das Comunicações (MCom) mede a qualidade do sinal 4G e 5G em todo o país. Mais de 1,1 milhão de pessoas são atendidas pela telefonia móvel na região. O intuito é verificar as falhas e notificar as operadoras para que sanem os problemas e garantam serviço de qualidade à população.

Foto: Kayo Sousa/MCom

A Blitz da Telefonia Móvel chegou em João Pessoa nesta quarta-feira (31/01). A ação do Ministério das Comunicações (MCom) mede a qualidade do sinal 4G e 5G em todo o país. Mais de 1,1 milhão de pessoas são atendidas pela telefonia móvel na região. O intuito é verificar as falhas e notificar as operadoras para que sanem os problemas e garantam serviço de qualidade à população.

“Durante toda a semana a blitz vai continuar sendo realizada pelos técnicos da Anatel para que a gente tenha o diagnóstico do serviço que está sendo feito. Hoje, 99% das pessoas usam o celular para se conectar à internet para os mais variados serviços: pagar contas, estudar, acessar serviços de saúde. Por determinação do presidente Lula, vamos entregar um serviço de qualidade para todos os brasileiros.”, afirma o ministro das Comunicações Juscelino Filho.

Ao todo, serão verificados 20 pontos na região metropolitana de João Pessoa até sexta-feira (2/2). O primeiro ponto que a Blitz vistoriou foi a Praça Bela Vista de Intermares, no município de Cabedelo. Também serão visitadas as regiões de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.

O sinal é medido por técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir das informações é elaborado um relatório que é enviado para as operadoras, que têm até seis meses para sanar os problemas encontrados.

O documento também é compartilhado com a Secretaria de Telecomunicações (Setel) do MCom e com os parlamentares do estado.

As Blitze são uma resposta do MCom aos problemas na telefonia móvel relatados em todo o país e fazem parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR. Os locais foram escolhidos tendo como base as reclamações feitas pela população paraibana à Anatel e também por indicação da Assembleia Legislativa do estado.

Além do ministro também participaram da ação o secretário Nacional de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius, o senador Efraim Filho (União Brasil–PB), o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB), os prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena, e de Cabedelo, Vitor Hugo, além do superintendente de Fiscalização da Anatel Marcelo Alves e outros parlamentares.

População relata falhas no serviço

Andreia Dantas, 47 anos, é chefe de cozinha e tem um trailer na Praça Bela Vista de Intermares, em Cabedelo. Ela avalia que em Cabedelo o sinal “é muito ruim” e que em alguns lugares “não tem sinal nenhum de internet”. Por isso, ela acredita que as Blitze do MCom poderão melhorar a qualidade da telefonia ao “ver onde está o problema e tentar melhorar isso”.

A terapeuta Ana Paula da Silva, 51 anos e moradora do bairro Intermares, em João Pessoa, relata que o sinal na casa dela não é bom e que isso prejudica seu trabalho, já que ela atende pessoas de vários locais do país por meio de videochamada. “Se melhorar o sinal, vai melhorar a qualidade do meu serviço”, pontua.

A publicitária Geísa Lima conta que em sua casa, no bairro Altiplano, da capital paraibana, a internet não funciona e ela também se sente prejudicada em seu trabalho pela falta de qualidade das operadoras. “Eu preciso de internet e de velocidade. Já troquei de operadora mas isso não resolveu o problema”, completa.

Cobertura rural

O ministro Juscelino Filho também anunciou a instalação de 176 Estações Rádio Base (ERBs) na Paraíba, em 2024, para atender a área rural. São antenas que conectam os celulares e as operadoras.

O objetivo é ampliar a cobertura nas regiões mais afastadas e que são prejudicadas com a falta de conexão. O ministro ressaltou também que a tecnologia 5G chegará a todo estado da Paraíba até 2028.

Inclusão digital na Paraíba

O MCom está implementando uma série de ações para promover a inclusão digital e melhorar a conectividade na Paraíba. Um dos principais é a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (ENEC), que vai fornecer infraestrutura de conexão com a internet para mais de 138 mil escolas públicas em todo o país. Deste total, 3,8 mil estão na Paraíba.

A oferta de conectividade adequada aos fins pedagógicos não apenas facilitará o acesso à informação para os alunos, professores e gestores, mas também promoverá o desenvolvimento educacional em toda a região.

Somado a isso, o eixo do Novo PAC de Inclusão Digital e Conectividade está sendo implementado com diversas iniciativas na Paraíba, como a expansão do sinal 4G em 176 distritos, vilas e áreas rurais, além de 488 km de rodovias federais que atravessam o estado.

A implantação de 66 redes fixas de fibra óptica em sedes municipais e a cobertura 5G para 64 sedes municipais também estão entre as ações em curso.

Outra iniciativa importante do MCom na Paraíba é o programa Computadores para Inclusão, por meio do qual o MCom doou 377 computadores para 15 municípios, criando 39 Pontos de Inclusão Digital.

Em 2023, 40 computadores já foram doados para três municípios: Campina Grande (20), Patos (10) e Santa Luzia (10). Essa iniciativa tem o objetivo de fornecer acesso digital para comunidades que de outra forma poderiam ficar excluídas das oportunidades oferecidas pela tecnologia.

Também serão instaladas 15 infraestruturas de transmissão digital (contêiner, torre e antena), para utilização por emissoras públicas em municípios com baixa disponibilidade de canais de TV Digital.

Fonte: Governo Federal
Créditos: Polêmica Paraiba