Articulação

Arthur Lira anuncia apoio de 36 deputados do PSL para presidência da Câmara; Julian Lemos não consta em lista - VEJA NOMES

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara dos Deputados disse nesta terça-feira (19) que conseguiu ampliar de 32 para 36 o número de deputados do PSL que o apoiam para a eleição. A legenda, no entanto, já afirmou publicamente que integra o grupo do principal adversário de Lira na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP). A lista dos 36 deputados não consta o nome do deputado Julian Lemos (PSL-PB).

Nas redes sociais, Arthur Lira publicou a lista protocolada com as 36 assinaturas. Em outra postagem, ele escreveu: “Para dirimir qualquer dúvida e encerrar uma polêmica do Rodrigo Maia, nossa maioria no PSL aumentou de 32 p/ 36 assinaturas. Nós somos maioria no PSL de 53 e maioria de 35 como queria o presidente Rodrigo Maia. Nosso bloco está definitivamente com o PSL Nacional e com o PTB”.

Para fazer parte de um bloco, o partido deve ter a maioria dos seus deputados de acordo. No último dia 8 de janeiro, um grupo de 32 dos 53 parlamentares da legenda protocolou o pedido para que a sigla deixasse o grupo de Baleia Rossi, que é apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e passasse a integrar o bloco de Arthur Lira, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Apesar disso, 17 deputados dos 53 estão com direitos suspensos por infidelidade partidária. Com essa suspensão, esses parlamentares não podem exercer atividades em nome do partido, como a assinatura de listas, integrar comissões, entre outros. Com isso, apenas 35 deputados estão com plenos direitos.

Na lista divulgada por Arthur Lira estão presentes os 17 deputados suspensos. Assim, seu real apoio, de fato, seria de 19 parlamentares dos 35, tendo, portanto, a maioria para efetivar a mudança de bloco.

A reportagem do Polêmica Paraíba entrou em contato com o deputado federal Julian Lemos, presidente estadual do PSL, que rebateu a divulgação da lista por parte do candidato.

Perguntado sobre se a não inclusão do seu nome na lista de Lira significaria apoio a Baleia Rossi, Julian negou. Ele disse que já tem seu voto formado, justificando que irá votar “de acordo com os interesses que me trouxeram à Câmara Federal”. No entanto, o parlamentar disse que não divulgará seu voto, uma vez que a votação é secreta.

Sobre a lista, Julian disse que “não quer dizer absolutamente nada. Essa lista é feita por pessoas que em tese não têm muito direito de escolha”, respondeu.

Confira a postagem de Arthur Lira com a lista dos parlamentares que anunciaram apoio à sua candidatura.

Segundo levantamento realizado pelo jornal Estado de São Paulo, que tem como última atualização a segunda-feira (19), quatro deputados do partido já declararam apoio à candidatura de Baleia Rossi. São eles: Bozzela (SP); Delegado Waldir (GO); Heitor Freire (CE) e Luciano Bivar (PE).

Já outros 13 deputados ainda não responderam quem apoiam. São eles: Abou Anni (SP); Julian Lemos (PB), Delegado Antônio Furtado (RJ); Marcelo Freitas (MG); Fabio Schiochet (SC); Felício Laterça (RJ); Felipe Francischini (PR); General Peternelli (SP); Gurgel (RJ); Joice Hasselmann (SP); Nereu Crispim (RS); Professor Joziel (RJ); e Professora Dayane Pimentel (BA);

A lista levou em consideração os 53 deputados filiados ao PSL.

Fonte: Bruno Marinho e Samuel de Brito
Créditos: Polêmica Paraíba