Após indicação para o TCU, CCj sabatina Vital na próxima terça-feira

Após depoimento à comissão, seu nome será submetido ao Plenário da Casa e ao plenário da Câmara

Vital_do_Rego_ok

Indicado pelo PMDB (com apoio do DEM, PR, PTB, PV, PSD e PP) para substituir o ministro José Jorge, no Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Vital do Rêgo Filho será sabatinado na próxima terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, atualmente presidida por ele.

Após a sabatina, seu nome será submetido ao Plenário da Casa e ao plenário da Câmara. Aprovado nas duas Casas, o nome de Vital do Rêgo será encaminhado à presidente Dilma Rousseff para a nomeação. Vital deve passar 19 anos como membro do TCU, órgão de fiscalização formado por nove ministros.

Repercussão na Assembleia Legislativa

A indicação do senador paraibano Vital do Rêgo Filho (PMDB) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) repercutiu na manhã de ontem entre os deputados peemedebistas na Assembleia Legislativa da Paraíba. Vitalzinho foi o único indicado para a vaga do ministro José Jorge, que terá que se aposentar porque completou 70 anos. O nome do paraibano será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, se aprovado, passará pela análise do Plenário do Senado. O prazo para inscrições de nomes indicados encerrou na última terça-feira.

Para o deputado Raniery Paulino, caso se confirme a escolha, ele representará uma grande perda para o PMDB paraibano pois terá que se desfiliar da legenda, mas será um ganho para o país e para o Poder Legislativo em todas as esferas, que se sentirão representados por ele. “Vital é um quadro extraordinário, foi o melhor deputado estadual quando esteve na Assembleia, um grande deputado federal, é o melhor senador que a Paraíba tem e acho que ele tem as credenciais até pela defesa que faz do próprio poder legislativo por onde passou já que a indicação é do Poder Legislativo”, disse.

E continuou: “Há ainda uma travessia a ser feita. Houve a indicação do Senado do seu nome, mas carece de sabatina, de aprovação da Câmara dos Deputados e depois do Senado para ele depois ser nomeado. Sem dúvida alguma é um grande quadro e o PMDB perde por que ele vai ter que pedir a desfiliação, mas ganha o Brasil, porque é um novo status, é o Tribunal de Contas da União. Sem dúvida alguma Vital é um quadro que pode ocupar qualquer cargo na esfera nacional e mostrou isso pela competência que tem”.

Já Gervásio Maia brincou e disse que com sua saída do PMDB sobra mais espaço para os outros filiados. Ele destacou a importância de Vital para o partido no pleito deste ano e disse que torce para sua escolha. “Tenho acompanhado com muita alegria pela imprensa, não conversei com o senador, mas estou aqui na torcida para que tenhamos um paraibano no TCU. Ele entrou num projeto sabendo das dificuldades, consciente delas e fez tudo aquilo em nome do partido. Ele sabia que ao lado dele existia uma chapa proporcional composta por candidatos deputados federais e estaduais e precisávamos de uma referência, de uma candidatura. E ele topou a parada. Nós devemos muito a Vitalzinho, ele foi realmente muito correto com todos nós”, declarou.

Já Trócolli Júnior destacou que a ida de Vital para o TCU representa a sua libertação da política. “Isso é motivo de alegria para todo o povo paraibano, mas acima de tudo representa a libertação de Vitalzinho da política que hoje não é mais motivo de comemoração, é motivo de dores, de tristeza e de decepção. Representa um presente de Deus para a vida dele, para que ele termine e se aposente num cargo honrado, mas principalmente num dos cargos mais importantes da nação e para o Estado é a honra de ter mais um paraibano ministro. A Paraíba é uma fonte de talentos para todas as áreas e na área jurídica não é diferente”, disse.

Correio da Paraíba