em Brasília

Ao lado de Lula, João Azevêdo participa de lançamento de programa voltado à ampliação da conectividade nas escolas públicas

Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de cerimônia de lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Na ocasião, foi assinado pelo presidente Lula o decreto de criação do Comitê Executivo que irá coordenar as políticas para universalizar a conectividade nas escolas públicas da educação básica. A meta é fazer com que, até 2026, 138,3 mil instituições de educação sejam beneficiadas com conectividade para uso administrativo e pedagógico.

O governador João Azevêdo ressaltou a importância de mais uma pactuação entre os entes federados para ampliar os investimentos em tecnologia nas escolas públicas. “Na Paraíba, nós temos investido fortemente nos laboratórios de Informática, distribuímos chips com dados de internet para alunos e profissionais da rede de ensino, notebooks para professores e construir mais essa parceria para ampliar o acesso dos nossos estudantes aos materiais pedagógicos é fundamental para assegurar mais oportunidades e um futuro melhor as nossas crianças e jovens”, frisou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o programa lançado nesta terça-feira está inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e reúne vários eixos de atuação. “Nós queremos educar com inclusão e cidadania digital, levando conectividade para garantir o acesso dos estudantes aos conteúdos pedagógicos. Nós vamos fazer mais uma pactuação com os estados e municípios para construirmos estratégias conjuntas porque a escola precisa ser um lugar atrativo e de acolhimento”, pontuou.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas representa um grande marco para a educação pública e fomento da inclusão digital. “Essa é uma ação transformadora na vida dos estudantes e professores do nosso país porque irá massificar a utilização da internet nas escolas, um instrumento de desenvolvimento social e econômico, que promove a dignidade humana, a cidadania e potencializa o processo humano de educação”, comentou.

Estiveram presentes na solenidade governadores, parlamentares e ministros de Estado, além dos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria