Deputado estadual

Anísio Maia reafirma candidatura à ALPB, fala da relação com Luiz Couto e sobre Ricardo Coutinho no PT: "Não vejo motivos"

O deputado estadual Anísio Maia (PT) não vê espaço para Ricardo Coutinho no Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta terça-feira (4), Anísio disse que vê Coutinho “muito bem” no PSB, avaliou a candidatura de Frei Anastácio à Câmara Federal, diz que será candidato à reeleição e revela que não tem “compromisso” com Luiz Couto.

A primeira pergunta foi sobre o Diretório Municipal de João Pessoa, que está sob comando de uma comissão interventora após desavenças entre a comitiva municipal e nacional acerca da candidatura do próprio Anísio à prefeitura da Capital em 2020. Anísio disse que seu grupo dentro do partido não está discutindo o tema, o qual considera irrelevante.

“Nós não estamos discutindo isso, eu digo isso nós do grupo que encabeçou a eleição à prefeitura de João Pessoa. Todos os nossos colegas candidatos, a ex-presidente Giucélia, Frei Anastácio, nem discutimos isso. Para nós, nesse momento, isso é irrelevante”, disse.

Manifestações bolsonaristas no dia 1º

Anísio lembrou de uma campanha de doação de alimentos que o Partido dos Trabalhadores vem fazendo, não só na Paraíba, mas como em todo o Brasil. Ele disse que a campanha já tem uma grande quantidade de doação arrecadada e distribuída.

O deputado estadual comparou os seus atos no dia 1º de maio, quando fez a entrega desses alimentos, enquanto grupos de eleitores bolsonaristas fizeram protestos nas ruas da cidade, gerando aglomeração de pessoas.

“No dia 1º de maio, nós em vez de incentivarmos aglomeração das pessoas nas ruas como foi feito por alguns grupos políticos, realizamos manifestações desse tipo, de entregar alimentos arrecadados nos locais escolhidos. Aqui em João Pessoa entregamos em uma localidade do Valentina Figueiredo”, lembrou.

“Isso está sendo feito em todo o Brasil, já que o governo Bolsonaro não tem um programa de segurança alimentar. Nós temos que fazer as vezes de governo e, emergencialmente, fazer essa coleta e distribuir para a população carente”, finalizou.

Sobre as manifestações em si, Anísio reiterou que os atos ocorridos são um “desrespeito à saúde pública”, e previu que muitas pessoas poderão ser contaminadas pelo novo coronavírus, uma vez que muitos dos presentes estavam aglomerados sem máscara: “Eles não ligam para isso, estão se lixando para a saúde pública”, disse. Ainda segundo o deputado, as manifestações não repercutiram em todo o Brasil.

Eleições 2022, Frei Anastácio e Luiz Couto

Anísio disse que a chapa do PT para as eleições em 2022 será discutida, mas avaliou de maneira positiva a candidatura à reeleição do deputado federal Frei Anastácio (PT), afirmada pelo próprio parlamentar em entrevista, também ao Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (3). Sobre seu nome, Anísio também afirmou que é candidato à reeleição da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Acho Anastácio para Federal uma excelente opção, tem feito mandato muito bom para quem está na primeira vez ocupando um mandato de deputado federal. Ele tem toda uma história, tradição, ligações com movimentos sociais, então nós temos que lutar. Particularmente, o meu empenho e dos meus companheiros é para apoiá-lo e fazer com que ele seja reeleito. É uma vaga que temos que preservar”, afirmou.

Sobre Luiz Couto, Anísio desconversou e disse que cabe a ele “decidir a vida dele”, afirmando que não tem relação política com o ex-deputado. Luiz Couto foi um dos petistas contrários à direção municipal do PT e apoiou a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) à prefeitura de João Pessoa em 2020.

“Não tenho compromisso com Luiz Couto. Se ele quiser ser deputado a candidato federal, tem direito, mas nós vamos eleger Anastácio, trabalhar por ele, porque ele tem mais identificação com o nosso projeto, inclusive com o PT da Paraíba. Luiz Couto nesse momento tem mais ligações com gente que não é do PT do que com o PT”, disse.

A nível nacional, Anísio declarou que a esquerda precisa adentrar no campo progressista e de centro para angariar apoios para a candidatura de Lula à presidência da república, em um enfrentamento contra a direita bolsonarista. Ele disse que já iniciou tratativas para buscar esse apoio.

“Nós não temos outro jeito de ganhar a eleição, a não ser que incorporemos essas pessoas”, declarou.

Candidatura ao governo do estado

Sobre os rumos que o PT estadual deve tomar nas eleições à governador no próximo ano, Anísio disse que não é momento de discutir isso, mas reafirmou o seu apoio, assim como o do diretório estadual, ao governador João Azevêdo.

“Está muito cedo para falar de candidatura. No momento estamos apoiando o governador João Azevêdo. Estou falando Anísio Maia e o diretório regional, que decidiu, por grande maioria, continuar apoiando o governo João Azevêdo e participando do governo. Então é isso o que está dado agora”, finalizou.

Governo ‘genocida’

Em determinado momento da entrevista, Anísio caracterizou o governo do presidente Jair Bolsonaro como genocida, no que diz respeito à condução da pandemia do coronavírus. Ele fez questão de enfatizar o termo genocida e disse que não tem medo fazê-lo, fazendo alusão ao caso do influenciador Felipe Neto, que foi intimado a depor à Polícia Civil por ter chamado o presidente de genocida.

“Eu quero falar genocida, destacar que não tenho medo de chamar ele de genocida. Se estão chamando gente para Polícia Federal que estão chamando ele de genocida, pode botar meu nome aí, me inscreva na Polícia Federal para que eu seja processado. Bolsonaro é um governo genocida de verdade”, desafiou.

Ricardo Coutinho no PT

Anísio também comentou sobre os rumores de que o ex-governador Ricardo Coutinho gostaria de ingressar no Partido dos Trabalhadores. Ao ser questionado se assinaria a carta de filiação do socialista, principal motivo pelo racha entre PT nacional e municipal, Anísio disse que não, que não é qualquer pessoa que pode entrar no PT e diz que o vê “muito bem” no PSB.

“Não tenho nenhum motivo para assinar a ficha de Ricardo Coutinho. Ele está no PSB. O que que faz ele vir para o PT? Eu trato Ricardo Coutinho da mesma forma que todas as pessoas que procuraram o PT: por que está vindo para o PT? […] O PT não está aberto assim para qualquer pessoa que queira entrar, tem que ver os motivos […]. Não vejo motivos para entrar no PT. Está muito bem no PSB, partido que ele escolheu e organizou”, disse.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba