julgamento TSE

Analista acredita que Temer será cassado, mas vai se candidatar a presidente em eleição indireta

Os jornalistas Genésio Sousa Neto, João Thiago e Fábio Bernardo, o analista político Rui Galdino e o ex-deputado Gilvan Freire discutiram temas da atualidade na noite desta segunda-feira, 03, no programa Master News, da TV Master. Entre os assuntos mais atuais, está o início do julgamento da chapa Dilma/Temer, que foi tema da maior parte da conversa dos convidados.

Os convidados destacaram que a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não a tornou inelegível e que o mesmo pode acontecer, caso a chapa seja cassada. Para Rui Galdino, a manutenção dos direitos políticos de Dilma é errado, assim como a possível manutenção dos direitos de Temer, caso a chapa seja cassada no Tribunal Superior Eleitoral.

“Nunca ouvi falar que uma presidentes seria cassada sem perder os direitos políticos, Dilma não perdeu e é um sintoma que o Brasil está um pandemônio; além de tudo isso, se Temer for cassado, mantendo os direitos, ele é cara de pau o suficiente para se candidatar na eleição indireta, que terá como eleitores os congressistas, que estão a serviço do presidente peemedebista”, opinou.

Genésio Sousa citou vários políticos que foram cassados no Brasil e depois retomaram a carreira política com destaque, ele falou pontualmente do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que já esteve envolvido em escândalos e mantém sua vida política.

Os jornalistas Fábio Bernardo e João Thiago falaram da popularidade dos presidentes Dilma e Temer, Thiago tentou amenizar dizendo que Temer não tem um governo tão impopular. “Primeiro temos que esperar o voto do relator do caso no TSE, o Ministério Público Eleitoral deu o parecer pela cassação, mas temos que esperar a leitura do relatório do ministro paraibano Hermam Benjamim; não acredito que o caso terá um desfecho tão rápidoé capaz de Temer terminar a gestão e o caso não ser julgado”, opinou Fábio Bernardo.

Já Gilvan Freire destacou os posicionamentos atuais dos ex-presidentes Lula (PT) e FHC (PSDB), para ele, Lula tenta desviar a atenção das investigações que o envolvem em escândalos de corrupção e FHC tem se posicionado como uma pessoa com pouco conhecimento político, “evitando tocar em assuntos delicados, veja bem, o PSDB e coadjuvante no governo, mas quer que Temer continue porque sabe que só poderá retomar o poder em 2018”, disparou o ex-deputado.
Créditos: Polêmica Paraíba