GOVERNO

Alckmin fala sobre transição e revela: "Bolsonaro se mostrou disposto a colaborar"

(Foto: Evaristo Sá/AFP)

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira, (3), que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), mostrou-se disposto a colaborar com a transição. O chefe do Executivo perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), companheiro de chapa do ex-tucano. A fala foi no TCU (Tribunal de Contas da União), onde se reuniu com ministros do órgão e políticos aliados.

Antes, Alckmin havia ido ao Palácio do Planalto falar com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) sobre a transição. Ao final da conversa, foi recebido por Bolsonaro.

“Foi positivo. O presidente convidou, estávamos saindo já”, disse Alckmin no TCU. Questionado se recebeu os parabéns de Bolsonaro pela vitória nas urnas, não deu uma resposta direta.

No Planalto, estavam também a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante. Porém, só Alckmin se encontrou com Bolsonaro.

O vice-presidente eleito foi escolhido por Lula para ser o coordenador-geral da transição. Mercadante toca a parte técnica, como reunir dados de ministérios, enquanto Gleisi cuida das relações políticas com aliados.

Estavam na reunião no TCU, além de Alckmin, Gleisi Hoffmann e Mercadante, os líderes do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e no Senado, Paulo Rocha (PT).

Também estava na conversa o presidente da Corte, Bruno Dantas, e os ministros Antonio Anastasia, Jorge Oliveira e Vital do Rêgo. Esses ministros acompanharão a transição de governo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Poder 360