DEFINIÇÃO

AGLOMERAÇÕES EM JOÃO PESSOA: Quem são os pré-candidatos que já conseguiram partidos para lhe apoiar nas eleições

Cada vez mais as eleições municipais estão tomando forma na Paraíba. Setembro é o mês das convenções partidárias, mas algumas alianças entre partidos já estão sendo firmadas antes dos eventos que definirão as chapas concorrentes nos 223 municípios paraibanos.

Em João Pessoa, capital do Estado, o número elevado de 16 pré-candidatos deve reduzir cada vez mais, com a formalização de novos apoios. Por enquanto, a situação de momento mostra uma concentração de quatro partidos a um único pré-candidato, enquanto outros ainda dialogam em busca de seus parceiros.

Veja a situação dos principais pré-candidatos às eleições em João Pessoa.

 

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena é o pré-candidato que mais conseguiu apoio durante a corrida eleitoral em João Pessoa até este momento. E foram apoios importantes. Estão com o ex-prefeito o Partido da Mulher Brasileira (PMB) que havia anunciado apoio à Edilma Freire (PV) mas depois mudou de ideia, Avante, Cidadania, com a presença do governador João Azevêdo, Podemos, e, mais recentemente, o PTB, que tinha pré-candidatura própria com Wilson Filho (PTB). O deputado estadual retirou sua pré-candidatura e vai apoiar Cícero.

 

Edilma Freire (PV)

Edilma Freire tem o apoio de dois partidos, o Pros e o Republicanos. Além disso, tem a base aliada do prefeito Luciano Cartaxo e o PV, e, alguns vereadores do Avante, que já demonstraram publicamente apoio a Edilma, mesmo contrários à decisão de sua sigla. São eles: Professor Gabriel, Dinho, Chico do Sindicato e Raíssa Lacerda.

 

Anísio Maia (PT)

O pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Anísio Maia, terá o apoio do PCdoB. Ambas as siglas firmaram um acordo, que trará o apoio do PCdoB para a campanha de Anísio em João Pessoa, e o PT irá apoiar a pré-candidatura de Inácio Falcão (PCdoB) em Campina Grande.

 

Ruy Carneiro (PSDB)

O deputado estadual Ruy Carneiro, foi o primeiro pré-candidato na Capital a ter um partido anunciando apoio partidário. Se trata do Partido Social Cristão (PSC). Há ainda a possiblidade de o PSD anunciar apoio a sua candidatura. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, ainda não anunciou se vai apoiar alguma pré-candidatura na capital.

 

Wallber Virgolino (Patriota)

Wallber Virgolino também não estará sozinho no pleito municipal. Wallber recebeu recentemente o apoio do Democracia Cristã (DC) para a sua campanha.

 

A situação dos demais

Até o fechamento desta matéria, os demais pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa não anunciaram publicamente alianças com demais partidos, permanecendo, por enquanto, com o apoio dos seus próprios partidos. São eles:

Nilvan Ferreira (MDB), Eduardo Carneiro (PRTB), Carlos Antônio (Rede), João Almeida (SD), Julian Lemos (PSL), Pablo Honorato (PSOL), Rafael Freire (UP), Rama Dantas (PSTU), Raoni Mendes (DEM) e o pré-candidato do PSB, que ainda não foi definido.

Nilvan Ferreira disse já ter conversado com o PSD e o PL em busca de uma aliança, mas que ainda não foi formalizado nenhum apoio. O PSB, através da presidente da sigla em João Pessoa, Cassandra Figueiredo, disse ao Polêmica Paraíba que o partido terá candidatura própria na Capital. Cinco nomes são especulados: Cida Ramos, Estela Bezerra, Gervásio Maia, Amanda Rodrigues e Ricardo Coutinho.

Começou a ser especulada também uma possível união dos candidatos de direita em João Pessoa. A mais provável de acontecer é entre Julian Lemos e Raoni Mendes. Ambos têm tido contato e a junção tem “possibilidade real” de acontecer, segundo Julian.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba