Proposta polêmica

ABUSO DE AUTORIDADE: Na CCJ, Zé Maranhão diz 'sim' ao projeto e Veneziano se ausenta da votação

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou por 19 votos a 3, nesta quarta-feira (26), o projeto contra abuso de autoridade cometido por autoridades do Judiciário. Logo após a aprovação, o texto seguiu para ser votado no plenário da Casa. 

Foto: senador José Maranhão (MDB)

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou por 19 votos a 3, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei contra abuso de autoridades do Judiciário e que que tipifica o crime de caixa 2 eleitoral. Logo após a aprovação, o texto seguiu para ser votado no plenário da Casa.

O senador paraibano José Maranhão (MDB), titular de uma das cadeiras da CCJ, votou favorável ao projeto. Veneziano Vital do Rego (PSB) se ausentou da votação, mas seu suplente, o senador Jorge Kajuru, votou contra a medida. Daniella Ribeiro não participou da votação, pois é suplente do senador Ciro Nogueira, que votou sim ao projeto.

O projeto conhecido como “as dez medidas de combate à corrupção” é de iniciativa popular e recebeu apoio da força tarefa da operação Lava-Jato, mas após ter sido modificado pelos parlamentares, foi alvo de severas críticas.  Um dos objetivos do projeto é combater abuso de autoridade em situação em que o juiz agir com parcialidade por “capricho” ou “satisfação pessoal”.

Depois de ser analisada pelo plenário, a proposta voltará a Câmara dos deputados, pois sofreu alterações.

Logo após a votação, o promotor Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuações Especiais Contra o Crime Organizado na Paraíba (GAECO), criticou a decisão dos senadores em aprovar o projeto.  “Ao que parece, o Brasil quer seguir o enredo da Itália, pois tem adotado a mesma estratégia da classe política italiana quanto a operação mãos limpas, sufocar por meio de atos normativos criminalizando os que “perseguem” (juízes, membros do MP, auditores etc), para permitir que a classe política continue com seu mecanismo”, observou.

Veja o voto do senador José Maranhão:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba