Posicionamentos

A PARAÍBA NO SENADO FEDERAL: como se posicionam os atuais e futuros senadores em relação ao presidente Jair Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá começar a construir sua base de apoio no Congresso Nacional a partir de agora, quando as urnas já lhe garantiram o posto mais alto da República. Entre os senadores paraibanos que foram eleitos no primeiro turno, Veneziano Vital do Rego deverá ser oposição, e Daniella Ribeiro ainda permanece neutra e não sinalizou de que lado estará a partir do próximo ano.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá começar a construir sua base de apoio no Congresso Nacional a partir de agora, quando as urnas já lhe garantiram o posto mais alto da República. Entre os senadores paraibanos que foram eleitos no primeiro turno, Veneziano Vital do Rego (PSB) deverá ser oposição, e Daniella Ribeiro (PP) ainda permanece neutra e não sinalizou de que lado estará a partir do próximo ano.

Levando em consideração somente senadores paraibanos que estão exercendo o mandato atualmente, Cássio Cunha Lima (PSDB) aparenta estar numa posição de neutralidade, apesar de ter feito elogios ao novo presidente durante a campanha eleitoral. Raimundo Lira (PSD), por outro lado, já demonstrou apoio ao capitão, enquanto José Maranhão (MDB) também tem demonstrado neutralidade.

Cássio sinalizou apoio comedido a Jair ainda na campanha, ao criticar a atitude do PSDB, cuja estratégia eleitoral era o ataque diário ao candidato do PSL na propaganda eleitoral televisiva. Já Raimundo Lira demonstrou apoio ao presidente eleito até mesmo na tribuna do Senado Federal, quando elogiou e destacou a vitória de Bolsonaro em capitais nordestinas.

O senador José Maranhão (MDB) tem adotado o silêncio. Ele demonstra que poderá permanecer neutro quanto ao novo governo, assim como foi sua campanha na Paraíba. A militância do MDB ficou livre para escolher seu candidato à Presidência durante os dois turnos da eleição.

Veneziano Vital do Rego (PSB) declarou abertamente voto em Fernando Haddad, mas promete fazer uma oposição responsável, com pensamento no crescimento do país, conforme ele tem dito em entrevistas e nos bastidores. Já Daniella Ribeiro se mantém neutra e ainda não revelou de que lado deve estar a partir da próxima legislatura. A família Ribeiro, no entanto, não é de ficar em cima do muro no Governo Federal. Das últimas vezes, sempre ao lado do Governo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba