Matinhas realiza a Festa da Laranja

O maior evento de citricultura da Paraíba começa nesta sexta-feira (25) no Brejo paraibano. A Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina acontecem em Matinhas e seguem até domingo (27), com uma programação que inclui shows musicais, cursos, palestras e feira de artesanato.

Um público recorde deve prestigiar a festa durante os três dias. Estima-se que 200 mil visitantes passem pelo Parque da Laranja, um espaço com 30 mil metros quadrados de área, que receberá atrações musicais de renome nacional, como os sertanejos Victor e Leo e a cantora Elba Ramalho. O local é considerado um dos maiores parques de evento e lazer da região nordestina e servirá também para abrigar palestras e cursos importantes para os produtores rurais da região.

A realização da festa é motivada pela principal atividade econômica de Matinhas: a citricultura. Hoje o município é o maior produtor de laranja da Paraíba e o maior de tangerina do Nordeste. Estima-se que este ano sejam colheitas mais de 20 toneladas de frutas cítricas, um número recorde que animou os cerca de 650 produtores matinhenses.

Pelo sétimo ano, o evento configura-se como uma importante oportunidade para discutir melhorias da produção, trazendo através dos cursos e palestras novos conhecimentos e aprimoramento técnico aos produtores. “A Paraíba produz citros – e de boa qualidade. Junto com cidades do entorno, Matinhas se destaca como exemplo de projeto de desenvolvimento sustentável e Arranjo Produtivo Local (APL)”, afirmou o secretário de agricultura do município, Marcos Rosolem.

Para o prefeito Aragão Júnior, idealizador e criador do evento, o sucesso da festa é o sucesso dos citricultores. “Trabalhamos para realizar mais uma vez um grande evento, que já tomou projeção nacional. Tudo isso para evidenciar o produto que é fonte de emprego e renda para centenas de agricultores e para gerar mais oportunidades para a comercialização”, disse.

Confira a programação completa:

ATRAÇÕES MUSICAIS:

Dia 25: Raniery Gomes, Forró da Querunbina e Cavaleiros do Forró;

Dia 26: Ton Oliveira, Forró das Mina e Elba Ramalho;

Dia 27: Resenha do Samba, Capilé e Victor e Leo.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA:

Dia 25 de novembro de 2011

Palestras:

14h: Ecocitrus, um caso de sucesso, com Fábio Esswein (diretor da Cooperativa Ecocitrus, Monte Negro RS)

15h30: juice brake (intervalo)

15h45: Linhas de Créditos para Agricultura Familiar.

Agente de Desenvolvimento, BNB Alagoa Grande PB

Dia 26 de novembro de 2011

Minicurso:

8h: Desidratação de gomos de tangerina, com Juliana Nunes da Conceição (Técnica em Agroindústria. UFPB Campus III – Bananeiras)

Palestras:

14h: Gestão e Motivação voltada ao cooperativismo, com Josefa Edileide Santos Ramos, Leisianny Mayara Costa Silva e Inês Leal Andrade Fernandes (bacharelandas em Administração pela UFPB – Bananeiras)

15h30: juice brake (intervalo)

15h45: Tecnologia e aproveitamento de subprodutos de tangerinas, com Jaqueline Medeiros Costa (bacharelanda em Agroindústria pela UFPB – Bananeiras)

Dia 27 de novembro de 2011

Palestras:

14h: Hora da mulher citricultora

15h: juice brake (intervalo)

15h15: Boas práticas de colheita e pós-colheita, com a prof. Dra. Silvanda de Melo Silva (Centro de Ciências Agrárias da UFPB, de Areia)

16h45: Sorteio de uma roçadeira