Concurso

Concurso da Polícia Penal da Paraíba deve ter edital lançado até dezembro, anuncia secretário

Concurso da Polícia Penal da Paraíba deve ter edital lançado até dezembro, anuncia secretário

Paraíba - O edital do concurso público para a Polícia Penal da Paraíba deve ser publicado até o fim de 2025.

A confirmação foi feita nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

De acordo com o secretário, o processo de preparação já está em fase final, mas ainda depende da aprovação da revisão da Lei Orgânica da Polícia Penal pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Somente após esse trâmite será possível oficializar a abertura das vagas.

“Dos compromissos que o governador assumiu com relação aos concursos públicos, o único pendente é o da Polícia Penal. Estamos aguardando a conclusão da revisão da Lei Orgânica, que precisa passar pelo Legislativo para permitir a liberação das vagas”, disse.

A demanda por novos policiais penais cresce com a previsão de funcionamento de duas unidades prisionais em Gurinhém, que devem exigir entre 700 e 900 profissionais.

No entanto, segundo o secretário, esse número não significa necessariamente a quantidade de vagas do concurso, já que parte da necessidade poderá ser atendida por meio de plantões extras.

Prioridade do governo

Mesmo diante de ajustes orçamentários e operacionais, o governo trata a realização do certame como prioridade para a segurança pública, sobretudo diante da expansão do sistema penitenciário estadual.

Instituída após a aprovação da emenda constitucional que transferiu a segurança dos presídios para essa nova corporação, a Polícia Penal da Paraíba ainda não realizou concurso próprio desde sua regulamentação.

Com a abertura das novas unidades e o avanço da revisão legislativa, a expectativa é de que o edital seja publicado até dezembro deste ano.