COMERCIAL DE DILMA - CAIPIRINHA OU LIMONADA ??


A presidente Dilma Rousseff será apresentada nas propagandas do PT como a mais “experiente” entre os candidatos que disputam o Planalto nessas eleições. Duas das três propagandas levadas pela campanha petista à Justiça Eleitoral têm foco na situação econômica do país. Nelas, a crise de 2008 é retratada como “a maior da história”. Um dos filmes reafirma as ações de Dilma dizendo que ela fez “do limão uma limonada”.


“As mãos que souberam fazer do limão uma limonada vão continuar a fazer as mudanças que o Brasil precisa”, diz o locutor. O texto afirma que o Brasil ultrapassou a crise “gerando empregos” e “melhorando salários”. As críticas à condução econômica do governo foram o foco da oposição à petista até esta fase da campanha.

A peça de apelo social não menciona diretamente o PSDB, mas replica a teoria do “nós contra eles” que os petistas vem usando até aqui contra o candidato dos tucanos, o senador Aécio Neves (MG). Nela, uma aluna negra aparece sentada numa sala de aula, mas não recebe atenção do professor.
“Houve um tempo no Brasil em que era impossível ver filha de pedreiro estudando em universidade particular, mas depois de Lula e Dilma não existem mais pessoas invisíveis no país”, diz o comercial, numa crítica velada ao governo Fernando Henrique Cardoso.
A imagem da presidente Dilma só é usada em uma das propagandas, numa estratégia contrária à de seus adversários. No filme, são usadas fotos de Dilma para ilustrar o texto que afirma que o país “conhece essa mulher”. “Sua firmeza, sua honestidade”, ressalta.