As redes sociais estão “pegando fogo” nesta sexta-feira (18) após a Polícia Federal cumprir mandados de busca contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dentro da Petição 14129, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e tem como alvo endereços ligados ao Partido Liberal, partido do ex-presidente.
A ação impôs uma série de medidas restritivas a Bolsonaro. A partir de agora, ele passará a usar tornozeleira eletrônica, está proibido de acessar redes sociais, deve cumprir recolhimento domiciliar noturno, permanecendo em casa das 19h às 7h, inclusive nos fins de semana, e não poderá manter contato com outros investigados no inquérito nem com embaixadores ou diplomatas estrangeiros, o que inclui a proibição de se aproximar de embaixadas.
Repercussão e Reações
A repercussão nas redes foi imediata, com o nome de Bolsonaro liderando os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter). Parlamentares da oposição reagiram com críticas ao STF, enquanto aliados do governo comemoraram o avanço das investigações.
Veja alguns memes: