esclarecendo boato

Vacinação contra a gripe em João Pessoa não vai ser em ordem alfabética

É falsa a informação de que a campanha de vacinação contra a gripe iniciada nesta segunda-feira (23) em João Pessoa vai ser em ordem alfabética.

Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, afirmou que qualquer pessoa que esteja enquadrado no grupo prioritário de vacinação vai ser atendido, independentemente da letra inicial do nome.

A campanha está dividida em três fases, sendo os idosos e trabalhadores de saúde vacinados na primeira fase, que vai até o dia 03 de abril, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, em ginásios municipais próximos de suas residências para facilitar o acesso.

Ainda de acordo com Fulgêncio, os idosos que estão de cama, impossibilitados de comparecer a um dos 69 postos de vacinação instalados em ginásios de escolas públicas municipais, vão ser imunizados em casa, pelas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde, mediante agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Os idosos que residem em abrigos, como Vila Vicentina, Lar da Providência, dentre outras instituições de longa permanência da Capital Paraibana, também vão ser vacinados sem necessidade de se dirigir aos postos.

Entenda
Uma imagem que circula na internet sobre a campanha de vacinação no Distrito Federal está provocando confusão em outros estados. O procedimento de convocação em ordem alfabética vai ocorrer na capital do país, mas viralizou como se o calendário valesse para outros estados e municípios. A logística das aplicações é definida pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. No caso específico do Distrito Federal, o governo adotou o sistema de ordem alfabética para evitar aglomerações nos postos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba