Capacitação

Sintur-JP fortalece iniciativa de capacitação para mulheres em situação de violência ou periférica a ingressarem no mercado de trabalho

O (Sintur-JP está apoiando a 2ª edição do programa "Empregabilidade na Diversidade", iniciativa promovida pelo TJPB

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como parte dessa colaboração, o Sintur-JP irá custear as passagens de ônibus das participantes.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) está apoiando a 2ª edição do programa “Empregabilidade na Diversidade”, uma iniciativa promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Como parte dessa colaboração, o Sintur-JP irá custear as passagens de ônibus das participantes, demonstrando seu compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Este programa tem como missão fortalecer a capacitação de mulheres, tanto cis, quanto trans, que enfrentam situações de violência ou residem em áreas periféricas, preparando-as para adentrar o mercado de trabalho.

Ao longo de três meses, as participantes terão acesso a uma série de oficinas e palestras oferecidas por associações parceiras e diversos setores do TRT-13. Dentre elas, há a parceria com o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), campus Cabedelo, que fornecerá um programa de formação em hotelaria, totalizando 160 horas de aprendizado.

O lançamento oficial do programa ocorreu no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, na segunda-feira (18), contando com a presença do diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, que compartilhou seu apoio e engajamento com a iniciativa.

“Emprestamos nosso apoio a projetos como esse com orgulho, uma vez que representa oportunidades para essas mulheres e isso pode transformar vidas”, afirmou Isaac Moreira.

A palestra inaugural do evento foi proferida pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Patrícia Rosas, cujo relato de vida inspirador, intitulado “Do Lixão à Cátedra: Como Transformar Adversidades em Superação”, emocionou os presentes. Com uma história de superação pessoal, ela compartilhou sua jornada desde a infância em um lixão de Campina Grande até alcançar o sucesso acadêmico, destacando o papel transformador da educação.

Assessoria