investimento

Secretária Pollyanna entrega ampliação do PAA-Leite

. A entrega da ampliação foi realizada pela secretária da pasta, Pollyanna Dutra.

imagem: divulgação/assessoria

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano(Sedh), que executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), está ampliando a abrangência do programa para cerca de mais 6 mil famílias no Estado. Na última sexta-feira, (10), o Programa chegou à cidade de Lagoa Seca, beneficiando 252 famílias. A entrega da ampliação foi realizada pela secretária da pasta, Pollyanna Dutra.

Famílias de outros seis municípios deverão receber o PAA-Leite: Pombal, Malta, Cajazeirinhas, João Pessoa, Areal e Montadas, e nessa semana o programa chegará às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar das três primeiras cidades. Estas receberão até sete litros de leite por semana.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, acompanhada da gerente Executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, e do diretor da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Município de Cabaceiras(ASCOMCAB), esteve no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca, reunida com as famílias beneficiadas. Na ocasião foram repassadas informações quanto ao funcionamento do programa, acondicionamento e manejo do produto.

A secretária Pollyanna Dutra falou sobre a importância da expansão do PAA-Leite. “O programa atualmente distribui milhares de litros de leite diariamente para cerca de 29 mil famílias, e estamos expandindo para 35 mil, beneficiando aquelas pessoas com deficiência nutricional. Essa expansão integra uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional, atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA-PB). Entendemos que com o alimento de qualidade chegando na ponta conseguiremos diminuir e reverter as delinquências, as violências, e com isso formar um cidadão apto para ter sua autonomia. A princípio serão beneficiadas comunidades que estão com indicadores sociais que precisam ser melhorados”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, a respeito da ampliação para Lagoa Seca: “o Governo do Estado entende que o combate à fome e à pobreza é um dos principais eixos de sua gestão, e, em parceria com o Governo Federal, traz o programa a Lagoa Seca. É um programa existente na Paraíba, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis. A intenção do Governo é chegar aos 223 municípios, mas esse é um processo em construção, sabemos que os recursos são escassos, porém tem sido ampliado o alcance desse programa. Chegou em Lagoa Seca, na próxima semana chega a Malta, Cajazeirinhas, Pombal, Montadas e Areal. A ideia do Governo é conseguir alcançar crianças subnutridas, idosos, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade de modo geral”, finalizou.

A dona de casa Roseane Brito, (34), mãe solo de quatro filhos, com idades de 15, 10, 4 e 2 anos, – sendo os dois mais novos com autismo e autismo extremo, respectivamente – fala da importância da chegada do PAA-Leite para ela. “Vem suprir a necessidade. Quem tem filhos menores de quatro anos vai entender que o leite é o principal alimento, que vai suprir as necessidades da criança. As coisas estão muito caras, é um alimento que vai ajudar a enriquecer a saúde dos meus filhos, chega numa hora boa, e, pelo preço das coisas, seria impossível comprar cinco litros de leite semanalmente, veio para suprir mesmo a demanda da minha casa. Estou muito feliz por ter sido abraçada pelo projeto”, comemorou a dona de casa.

Sobre o PAA Leite

O PAA-Leite, programa do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, é executado atualmente em 80 municípios, atendendo cerca de 29,3 mil famílias, com até 7 litros de leite de cabra ou vaca por semana. O produto é recebido de mais de 1.500 produtores da agricultura familiar, e beneficiado por nove usinas.
Em 2022, o Governo Estadual manteve, com recursos próprios, a execução do Programa, do mês de abril a dezembro, um investimento de mais de R$ 14 milhões. O Governo também paga, com recursos próprios, o subsídio por litro de leite adquirido e beneficiado, a fim de equiparar o valor pago no convênio com o valor pago no mercado privado. Só em 2022, foram pagos, em subsídios, mais de R$ 7 milhões.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria