Entrevista

Retomada da economia é gradual e obedecerá indicadores de risco, diz governador; VEJA VÍDEO

“Na segunda-feira, todo o comércio não vai voltar, não abre tudo, mas teremos cada segmento da economia voltando de acordo com a classificação das bandeiras”, destacou.

O governador João Azevêdo (Cidadania) informou, nesta sexta-feira (12), que a flexibilização das atividades econômicas na Paraíba será gradativa e terá quatro fases a partir da próxima segunda-feira (15), com abertura paulatina da economia, de acordo com dados da pandemia em cada município do estado.

 “Na segunda-feira, todo o comércio não vai voltar, não abre tudo, mas teremos cada segmento da economia voltando de acordo com a classificação das bandeiras”, destacou Azevêdo.

Os 223 municípios do estado foram classificados em bandeiras verdes, laranja e vermelha. Conforme o governador, na bandeira verde, poderão funcionar todos os segmentos da economia, observando-se todos os protocolos de distanciamento social e higiene.

Com relação a bandeira amarela, os municípios poderão funcionar atividades como o comércio popular, serviços gerais e escolas de esporte.

Na bandeira laranja, somente as atividades essenciais poderão abrir, a exemplo de restaurantes, no modo delivery. Segundo o governador, missas e cultos também poderão funcionar, mas com capacidade reduzida a 30% dos templos e também no modelo drive-in (dentro dos carros).

Já na bandeira vermelha, haverá bloqueios e restrições, a exemplo do que ocorre na região metropolitana de João Pessoa até o próximo domingo (14).

Segundo o governador, também não haverá a possibilidade de abertura de shoppigns para uso interno das lojas. As vendas só poderão ocorrer através do sistema drive-tru.

Fases

As medidas de isolamento serão revistas a cada 14 dias. A primeira fase da flexibilização ocorre na próxima segunda-feira (15). No dia 29 de junho, ocorrerá a ampliação da flexibilização, e no dia 13, uma abertura ainda mais gradual. No dia 27 de julho ocorrerá o que o governador João Azevêdo chama de ‘novo normal’.

Conforme o governador, a flexibilização vai obedecer  os seguintes critérios: taxa de obediência ao isolamento, taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade e taxa de ocupação hospitalar, taxa de imunização e número básico de reprodução do vírus.

O que muda: 

Se houver piora dos indicadores, os municípios não poderão progredir na flexibilização da economia. A partir da próxima segunda-feira (15), as escolas e atividades de massa e culturais continuarão proibidas. Haverá o retorno de 60% da frota de ônibus, com passageiros apenas sentados, e a retomada da construção civil no estado. O Governo do Estado continua a recomendar os cuidados com a higiene pessoal e as observações às classificações de risco.

Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=Wexom9_QPFQ

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba