ISOLAMENTO SOCIAL

Restaurantes se reinventam, fazem ações promocionais e oferecem serviços de delivery para driblar crise econômica

Para driblar a crise econômica e continuar atendendo os clientes, os donos de restaurantes estão se reinventando. Ações promocionais com influenciadores, utilização das redes sociais, distribuição de álcool em gel, opção de entrega sem contato e até adesão ao sistema de delivery. No início das medidas restritivas, a Abrasel estimou corte de até 3 milhões de empregos no país, mas as medidas adotadas por grande parte dos estabelecimentos na Paraíba têm garantido a manutenção de postos de trabalho e o atendimento à população que não precisa sair de casa para se alimentar.

A iniciativa das empresas tem recebido o apoio da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, presidida pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB). “Precisamos nos reinventar para manter empresas abertas e não fechar postos de trabalho. Claro que vamos precisar do apoio do poder público e encaminhamos reivindicações do setor produtivo e vamos cobrar que as medidas sejam implementadas”, disse Eduardo.

Um dos casos de empresas que teve que se reinventar é o da rede de restaurantes de Campina Grande que passou a utilizar e aprimorar o sistema de entrega em domicílio para garantir o funcionamento dos empreendimentos e dos cerca de 60 postos de trabalho. Segundo o empresário Marcelo Martins, o restaurante Manoel da Carne de Sol já tinha um serviço de entrega de forma mais simples, sem utilização de aplicativos no trabalho. Os outros dois empreendimentos, O Seu Manoel e o Cantina do Manoel, não se utilizavam desse tipo de recurso de delivery.

“Iniciamos o delivery agora, nos adaptando a esse momento de crise. Aprendemos com toda essa situação que devemos sempre inovar. Como o restaurante Cantina do Manoel fica localizado na BR-230, estamos estudando a possibilidade de abrir um ponto em João Pessoa para trabalhar apenas com entregas. Nesse momento é fundamental buscarmos outras alternativas, observando todas as possibilidades”, destacou Marcelo.

Em João Pessoa, o restaurante Malai também teve que se reinventar e antecipar seu atendimento delivery. Segundo o proprietário, Daniel Coelho, a medida foi adotada de forma rápida para que a empresa consiga se manter e pagar as contas. Mesmo assim, Daniel destacou que teve que colocar parte dos funcionários de férias. “Adotamos o delivery no restaurante que pode ser solicitado pela população por meio do WhatsApp e também pelo Ifood. Para garantir mais vendas, estamos entregando gratuitamente em diversos bairros da Capital”, revelou.

Para a dona de casa Maria Helena Cardoso, quanto mais restaurantes atenderem por meio de delivery, mais opções as pessoas terão para comprar comidas diferentes. Adepta a compra de produtos por meio da entrega em casa, Helena afirmou que os restaurantes estão no caminho certo quando a opção é passar a atender as pessoas nas suas residências e locais de trabalho.

“Mesmo com o isolamento social, muita gente teve que continuar trabalhando. Então, além de atender as famílias em casa, como a minha, os restaurantes passarão a ter esse público que ainda está na rua, trabalhando. O bom disso tudo é que dá para comer comida caseira sem ter o trabalho de prepará-la. As pessoas querem reduzir cada vez mais o consumo de alimentos ultra-processados e a entrega delivery ajuda”, disse a dona de casa.

Serviço – Os pedidos podem ser feitos por aplicativos como Ifood ou pelo WhatsApp em todos os restaurantes. No restaurante Seu Manoel pelo (83) 3201-1795 e no Manoel da Carne de Sol pelo número (83)3321-2877. No Malai, os pedidos podem ser feitos pelo (83) 98816-9063 ou 3506-9639.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba