Competição

Primeiro hackathon do projeto 'Limite do Visível' será apresentado na Expotec no dia 7 de agosto

Foto: Divulgação

O projeto ‘Limite do Vísivel’, que tem a finalidade de promover ações de formação superior nas áreas de desenvolvimento tecnológico e inovação, será apresentado pelo Governo do Estado na 9ª edição da Expotec 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia. O primeiro hackathon do projeto acontecerá no dia 7 de agosto, das 8h às 20h, na sala Cabo Branco, no Centro de Convenções.

A maratona de inovação do projeto ‘Limite do Vísivel’ é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, em parceria com a Cagepa, que lançará um desafio relacionado à participação do usuário em questões relacionadas à prestação de serviço de saneamento básico.

A realização do hackathon será inédita. A finalidade é estimular a reflexão e a cocriação conjuntas dos estudantes, na medida em que será possível otimizar recursos e projetar aperfeiçoamento de soluções tecnológicas com foco no saneamento básico.

O objetivo deste projeto, segundo os idealizadores, é impulsionar a formação profissional em cursos de nível superior, considerando as estratégias de desenvolvimento econômico da Paraíba e do Nordeste, em sintonia com os arranjos produtivos locais, especialmente os vinculados ao desenvolvimento tecnológico. Para tanto, por meio do Limite do Vísivel a Secties/PB pretende oferecer 2 mil vagas nos referidos cursos, até o ano de 2026.

Os cursos terão duração de dois anos e são direcionados a estudantes egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que tenham cursado todo ensino médio em escolas do Estado, que tenham concluído a educação básica entre 2017 a 2022, e sobretudo, buscam qualificação tecnológica em nível superior de Sistema e Ciência de Dados.

O referido projeto está sendo realizado em mútua cooperação com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) com duas linhas formativas de ensino superior oferecendo dois cursos: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Tecnólogo em Ciência de Dados.

Com isso o Governo do Estado irá fomentar a formação profissional nas áreas prioritárias supramencionadas e isto significa possibilitar um futuro repleto de oportunidades, uma vez que os profissionais formados serão capazes de aperfeiçoar e demonstrar conhecimentos técnicos, além de outras competências como o raciocínio lógico, a criatividade e as descobertas científicas.

Além dos aspectos relacionados, às instituições responsáveis destacam a correlação de competências e habilidades com ações que fomentem a responsabilidade social, visto que a tecnologia, se bem concebida e aplicada, tem o potencial de levar praticidade e conforto às pessoas e apoiar a rotina de organizações, sejam elas públicas, privadas e/ou do terceiro setor.

A Expotec 2023 é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Fonte: Polêmica Paraíba com Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba com Assessoria