Ajuda

Prefeitura de João Pessoa dispõe de serviço para acolhimento a pessoas com depressão

A Prefeitura de João Pessoa oferta à população pessoense um serviço que tem como finalidade o acolhimento e atendimento de pessoas com depressão. Inaugurado há dois meses, o Centro de Referência do Cuidado à Vida, está localizado no bairro dos Bancários, e oferta atendimento por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura de João Pessoa oferta à população pessoense um serviço que tem como finalidade o acolhimento e atendimento de pessoas com depressão. Inaugurado há dois meses, o Centro de Referência do Cuidado à Vida, está localizado no bairro dos Bancários, e oferta atendimento por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Uma das pacientes do Centro chegou ao serviço através de uma publicação feita nas redes sociais da Prefeitura. Para ela, ter um serviço que acolhe pessoas com depressão tem sido fundamental. “Eu vinha numa busca por atendimento apenas para depressão e infelizmente não tinha sucesso, quando soube do Centro fiquei bastante feliz e vim atrás. Aqui fui muito bem acolhida por todos, de uma forma que eu nunca pensei ser em um serviço público de saúde e que bom por isso. Hoje, espero que muitas outras pessoas também possam encontrar esse serviço para receber a ajuda que eu venho recebendo”, conta a usuária.

Ao chegar ao Centro, o paciente passará por uma triagem, que determinará o quadro clínico e qual melhor forma de assistência receber. No serviço, é possível receber um atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista. Além de escuta psicológica, atendimento psiquiátrico e poderão participar de grupos terapêuticos de combate à depressão.

“Muita gente tem preconceito com atividade em grupo, principalmente quando se tem depressão, eu mesma era uma dessas pessoas, mas eu faço atendimento individual e terapia em grupo e, o acolhimento do grupo é totalmente diferente e tem sido fundamental para o meu processo de melhora. No grupo a gente encontra suporte de pessoas que passam pelo mesmo que a gente, que entendem as nossas dores, nos escutam e nos acolhem sem julgamento”, revela outra paciente, também usuária do serviço.

Desde que foi inaugurado, o serviço foi procurado por 160 pessoas, dessas 40 foram admitidas por estarem dentro do perfil para atendimento, que é ser diagnosticado com depressão. “Muitas pessoas buscaram nosso serviço, mas, nem todos tinham o perfil para atendimento no Centro. As pessoas diagnosticadas com depressão foram admitidas e seguem em atendimento, os outros usuários foram encaminhados para serviços dentro da nossa rede municipal, específicos para a necessidade de cada um”, explica a coordenadora do Centro, Janaina D’Émery.

Para ter acesso aos atendimentos oferecidos no Centro, o usuário pode se dirigir diretamente ao local portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência na Capital. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em casos de depressão severa, o serviço também disponibilizará acolhimento 24 horas.

O Centro de Referência do Cuidado à Vida está localizado no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Caminhar III, na Rua Paulino dos Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Créditos: Polêmica Paraíba