oportunidade

Prefeitura de Campina Grande amplia vagas na educação infantil para crianças de 3 anos na Zona Rural

A mesma resolução que permitiu a abertura dessas turmas também autorizou a abertura dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), com 550 vagas para crianças de 4 e 5 anos.

imagem: divulgação/assessoria

A Rede Municipal de Ensino passará a ter turmas de maternal II em mais 11 escolas da Zona Rural nas comunidades onde não há creche. Serão 229 vagas para as crianças de 3 anos que devem ser matriculadas no período de 16 a 31 de janeiro. A mesma resolução que permitiu a abertura dessas turmas também autorizou a abertura dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), com 550 vagas para crianças de 4 e 5 anos.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação, abriu 229 vagas para crianças de 3 anos de idade nas turmas de maternal II, em 11 escolas da Zona Rural do Município. A medida acontece em razão da alteração da resolução Nº 001/2013, votada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, que dispõe sobre a educação infantil. Com a mudança, a Seduc fica autorizada a abrir as referidas turmas em escolas onde não há creche.

De acordo com a nova resolução, as escolas localizadas nas comunidades rurais devem adaptar salas de aulas específicas para o atendimento ao público da Educação Infantil nessa faixa etária. Ao contrário do que acontece nas creches, onde o atendimento é integral, no caso das escolas as turmas terão atividades em apenas um turno.

As matrículas devem ser realizadas no período de os dias 16 e 31 de janeiro. Pais ou responsáveis devem levar para a escola os seguintes documentos: Cópia da Certidão de Nascimento/Certidão de Casamento; Carteira de vacinação ou Atestado atualizado; duas fotos 3×4; Cópia de comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso); Cópia do comprovante de residência; Cartão SUS; Cartão Saúde de Verdade; Cartão Auxilio Brasil; Número do NIS do estudante; CPF e Identidade do estudante; Cópia do laudo médico para estudantes com deficiência referente à Classificação Internacional de Doença (CID).

Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)

A Secretaria de Educação também vai inaugurar este ano os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Os centros vão funcionar onde antes funcionavam duas creches municipais e vai atender, exclusivamente, crianças de 4 e 5 anos, matriculadas nas turmas de pré-1 e pré-2.

A criação dos centros também está prevista na nova resolução. Os CMEI’s vão funcionar nas creches Sinhazinha Celino, no bairro da Catingueira, e Carla Medeiros, no bairro das Malvinas. Nas duas unidades serão 550 novas vagas criadas para as turmas da pré-escola. As matrículas nos centros também ocorrem no período de 16 a 31 de janeiro.

Escolas com vagas para maternal II

1 EMEF Nsa. Senhora do Perpétuo Socorro – Sítio Estreito – 24 vagas.

2 EMEF Almirante Tamandaré – Sítio Maracanã – 20 vagas.
3 EMEF Antônio Telha – Sítio Várzea Grande – 20 vagas
4 EMEF Mauro Luna – Sítio Lagoa de Dentro – 20 vagas.
5 EMEF Professor Luís Gil – Sítio Capim Grande – 20 vagas.
6 EMEF João Francisco da Mota – Sítio Lucas – 25 vagas.
7 EMEF Gabriel Soares Sítio Monte Alegre – 20 vagas.
8 EMEF Pedro Otávio – Sítio Bosque – 20 vagas.
9 EMEF Vereador Antônio José Rodrigues – Sítio Várzea, Galante – 20 vagas.
10 EMEF José Gomes Filho – Sítio Massapê, Galante – 20 vagas.
11 EMEF Maria da Luz – Fazenda Maria Da Luz, Galante – 20 vagas.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria