Causas naturais

Morre Vinício Tavares de Melo, empresário e fundador dos sucos Maguary, aos 98 anos

Morreu neste domingo (26), em Pernambuco, o empresario Vinício Tavares de Melo, um dos fundadores de um dos maiores grupos empresariais do Nordeste: o GTM, e dos sucos Maguary, sediado na Paraíba.

Morreu neste domingo (26), em Pernambuco, o empresario Vinício Tavares de Melo, um dos fundadores de um dos maiores grupos empresariais do Nordeste: o GTM, e dos sucos Maguary, sediado na Paraíba. O empresário de 98 anos morreu de causas naturais. Ele era pernambucano e filho mais velho dos fundadores do Grupo Tavares de Melo. As informações são do Jornal do Commercio.

O pai de Vicício Tavares, Artur Tavares de Melo, era filho de Pedro Tavares de Melo, dono de um pequeno engenho, o Olho D’água, que produzia açúcar bruto e rapadura. Vinício juntamente com Virgílio e Murilo entraram no negócio a partir da Usina Olho D’água e da qual nasceu o Grupo Tavares e Melo (GTM).

Foi esse trio que fundou a produtora de frutas e, a seguir, os sucos Maguary. Também adquiriu a Usina Estivas, no município de Arez, no Rio Grande do Norte, considerada uma das mais produtivas plantas do Nordeste.

Ele também ajudou a fundar a Maguary, inspirado na industrialização de abacaxis que vira no Havaí (EUA) e que virou um novo negócio no Nordeste, a produção orientada de abacaxi para exportação. Como sucesso na venda e exportação de frutas, os Tavares de Melo fizeram da Maguary a segunda empresa do Grupo Tavares de Melo.

A sede e a indústria da nova empresa foram instaladas em Pedras de Fogo, na Paraíba. O nome Maguary é referência a um pássaro com na região.

Em 1976, com a multinacional Kibon, surgiu o acordo operacional entre as duas empresas. Nasceu a Sorvane – Sorvetes E Produtos Alimentícios do Nordeste, firma cuja participação acionária era de 50% do GTM e 50% da Kibon. O GTM saiu da operação, vendida para a Unilever após 23 anos consecutivos de lucros.

Ainda no Grupo Tavares de Melo, Vinício esteve no projeto de instalação de um dos primeiros terminais de combustíveis líquidos do Nordeste, focado na armazenagem de álcool, o Tecab – Terminais de Armazenagens de Cabedelo, na Paraíba.

Formado em Química Industrial pela UFPE, era um apaixonado por processo de produção de açúcar e costumava dizer que conheceu todos os países que produzem cana de açúcar no mundo através de viagens que fez por iniciativa própria, inclusive Cuba, país onde chegou a ter parcerias com especialistas.

Fonte: Polêmica Paraíba com NE10 – Jornal do Commercio
Créditos: Polêmica Paraíba com NE10 – Jornal do Commercio