Diário Oficial

MENOS VOTADO: “Encerra-se com a nomeação do presidente” diz professor nomeado reitor da UFPB

Nomeado nesta quinta-feira (5) como reitor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o professor Valdiney Veloso considerou “normal” a sua indicação para ser o novo reitor da universidade, mesmo tendo sido o menos votado em consulta pública na instituição.

“Normal [ser escolhido], dado que é um processo e o processo não se encerra com a consulta pública. Não é uma eleição, é uma consulta pública. Encerra-se com a nomeação do presidente”, disse o professor em entrevista à TV Cabo Branco.

A nomeação gerou polêmica pelo fato de que, em consulta pública, Valdiney foi o último colocado em votação que envolveu a comunidade acadêmica, composta por alunos, docentes e técnico-administrativos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, com 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

A lista tríplice foi definida pelo Conselho Pleno no dia 10 de setembro e enviada ao Ministério da Educação (MEC), para ser submetida à escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que legalmente, poderia optar por qualquer um dos candidatos.

Entidades estudantis marcaram para a tarde desta quinta-feira, a partir das 16h, em frente ao prédio da Reitoria da UFPB, contra a decisão do presidente e o que chamaram de “golpe”.

Segundo a nomeação publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, Valdiney assume a reitoria na próxima quarta-feira (11).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba