intervenção de Bolsonaro

Entidades estudantis protestam e marcam ato público contra posse de novo reitor da UFPB

Por meio de imagens que circulam nas redes sociais, eles marcaram para a tarde de hoje, à partir das 16h, em frente ao prédio da Reitoria que fica no Campus de João Pessoa, um ato público contra a posse de Valdiney Veloso

“Reitora eleita é reitora empossada”. Foi com essa frase que alunos e entidades de classe estudantil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram os protestos, nesta quinta-feira (5), contra a nomeação de Valdiney Veloso como novo reitor feita por Bolsonaro.

Por meio de imagens que circulam nas redes sociais, eles marcaram para a tarde de hoje, à partir das 16h, em frente ao prédio da Reitoria que fica no Campus de João Pessoa, um ato público contra a posse de Valdiney Veloso.

Hoje, o candidato com 5% de votos na consulta foi nomeado reitor da UFPB pelo presidente Jair Bolsonaro. Tanto o presidente quanto o professor Valdiney não respeitam a autonomia universitária e o resultado dado pelos votos de estudantes, técnicos e professores. É tradição o respeito a democracia universitária! Hoje às 16h, com distanciamento, uso de máscaras e álcool, vamos nos reunir na Reitoria e não permitir o golpe na UFPB! COMPAREÇAM! Usem máscara! #ForaValdiney #ReitoraEleitaÉReitoraEmpossada

Entenda

O presidente da República Jair Bolsonaro nomeou, através de publicação no Diário Oficial da União (DOU), o professor Valdiney Veloso como novo reitor da UFPB pelos próximos quatro anos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

Durante o processo eleitoral, Valdiney apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa participação da iniciativa privada dentro do ensino público.

Fonte: Portal WSCOM
Créditos: Portal WSCOM