retorno

IPC de João Pessoa volta a funcionar, mas recuperação do prédio deve iniciar nas próximas semanas

No momento, apenas a equipe do Instituto Médico Legal (IML) está ficando de plantão no local, e os demais funcionários que trabalham com a parte de perícia têm expediente somente durante o dia.

O Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa, que fica localizado no bairro do Cristo, voltou a funcionar recentemente com quase todos os serviços sendo disponibilizados, após ter sido interditado depois de uma inspeção do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) há dois meses.

O retorno das atividades começou no último dia 21 de maio, após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ter aceitado o pedido do Governo da Paraíba. De acordo com o diretor do IPC, coronel Fábio Gomes, no entanto, tudo vem acontecendo aos poucos.

“O IPC está voltando gradativamente. A medicina legal já voltou em sua totalidade, todas as necrópsias e os exames em vivos estão sendo feitos normalmente. Já houve a recuperação da parte predial das necrópsias, e os laboratórios estão funcionando com um regime de 8h às 20h de plantão recebendo amostras, porém ainda não têm condições de alojamento”, destaca ele.

No momento, apenas a equipe do Instituto Médico Legal (IML) está ficando de plantão no local, e os demais funcionários que trabalham com a parte de perícia têm expediente somente durante o dia.

Além disso, ainda segundo o diretor, alguns peritos continuam trabalhando na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Jacarapé, e o setor de balística do IPC permanece sem funcionar. Porém, ele garantiu que as obras no prédio devem iniciar em breve.

“Os peritos de cena de crime que fazem a parte externa estão ficando alojados ainda na Acadepol, e a parte de balística, essa sim, está totalmente interditada. A gente não está fazendo porque houve uma interdição e ela permanece. A questão de identificação está funcionando também, mas na Central de Polícia Civil (no Geisel). Dentro das próximas semanas todo o processo de recuperação do prédio como um todo vai ser iniciado. A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado) já está em fase de orçamento, de modo que a gente está voltando aos poucos”, completa.

Fonte: T5
Créditos: T5