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Hospital Metropolitano recebe segundo Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho pela Amib

Foto: Assessoria

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu, nesta quinta-feira (16), o segundo Selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, conferido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), com apoio da Epimed Solutions. Desta vez, o reconhecimento foi para a UTI Covid, e a certificação de qualidade mensurou os esforços da unidade no enfrentamento da pandemia e na assistência aos pacientes críticos, apurando a gestão de indicadores que contribuíram com dados importantes no Registro Nacional de Terapia Intensiva. O primeiro selo do Hospital Metropolitano foi entregue em 2021, para a UTI Coronariana.

Por meio da utilização do sistema Epimed Monitor UTI Adulto, a UTI Covid foi reconhecida por apresentar os indicadores de qualidade e desempenho necessários para estar em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada N° 07 da Anvisa (RDC-7). Para o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, que foi coordenador de uma das UTIs Covid no enfrentamento da pandemia, o selo é um reflexo do trabalho realizado pela equipe. “O maior reconhecimento, na verdade, foi a quantidade de famílias que nós conseguimos acalentar o sofrimento. Nós pegamos pacientes em situações extremamente críticas e conseguimos devolver muitos entes queridos para suas famílias”, disse.

Quem também vivenciou a realidade da UTI Covid do Metropolitano, como coordenadora de enfermagem de uma das unidades, foi Kátia Jaqueline da Silva Cordeiro, que avalia a certificação de qualidade como uma chancela ao trabalho que a equipe desenvolveu sem medir esforços no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Dedico este certificado a todos os profissionais que atuaram juntos e contribuíram com uma excelente assistência aos nossos pacientes. Quero enaltecer a coragem dos profissionais que trabalharam na linha de frente”, disse.

O selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que caracteriza o perfil epidemiológico das UTIs nacionais e compartilha informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.

Para o médico Allerssio Alves, que na época atuou como diarista e também coordenador de UTI, essa certificação reconhece o trabalho que é desenvolvido diariamente em busca da melhoria contínua dos processos assistenciais, com o empenho em proporcionar segurança aos pacientes. “No Hospital Metropolitano não desenvolvemos apenas o tratamento aos pacientes, mas a formação médica dos profissionais. Durante a pandemia conseguimos formar muitos especialistas na área de terapia intensiva, então também deixamos um legado e uma resposta à sociedade de que é possível fazer uma saúde pública com resultados reconhecidos em nível internacional”, completou.

Epimed Solutions e AMIB: A Epimed Solutions foi fundada em 2008 por médicos intensivistas com ampla experiência em estudos de risco e prognóstico. O sistema Epimed Monitor reúne a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina. Está presente em mais de 450 hospitais em todo o Brasil.  Já a Amib é a única associação reconhecida pela AMB – Associação Médica Brasileira para representar e defender os interesses coletivos dos intensivistas brasileiros.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria