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FALTA DE CAPACITAÇÃO NAS ESCOLAS: Fonoaudióloga destaca dificuldades das instituições atenderem crianças autistas

Jacielle Almeida, fonoaudióloga. Fotos: Victor Emannuel/ Sistema Arapuan de Comunicação

A falta de qualificação dos profissionais é apontada como um dos principais problemas enfrentados no atendimento de crianças autistas nas escolas, aponta a fonoaudióloga Jacielle Almeida. Ela destaca as dificuldades de aceitação e capacitação dos profissionais em lidar com essas crianças, chegando a relatar casos de mães que tiveram a matrícula de seus filhos negada por causa do autismo. Infelizmente, muitas mães acabam omitindo o problema para conseguir matricular seus filhos.

Além disso, Jacielle ressalta as dificuldades nas interações sociais das crianças autistas, o que acaba refletindo em sua relação com os colegas e nas atividades escolares. Ela acredita que é fundamental capacitar os professores para que eles possam lidar melhor com essas situações e promover a inclusão dessas crianças em todas as atividades.

A fonoaudióloga defende que é necessário levar o conhecimento sobre o autismo aos professores, para que eles entendam o que é o autismo, como lidar com os comportamentos característicos e como ajudar no processo de inclusão. Além disso, ela ressalta a importância de sensibilizar também os pais, pois a educação começa em casa. É fundamental que os pais tenham acesso às informações sobre o autismo quando uma criança autista está inserida em uma sala de aula.

Jacielle Almeida afirma que a sociedade ainda tem muito preconceito em relação ao autismo, muitas vezes baseado em mitos e informações equivocadas. Ela destaca a importância de esclarecer o que realmente é o autismo para combater esses preconceitos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba