PARTICIPE

ENQUETE: Em discussão após avanço da vacinação e chegada da variante ômicron, você é a favor da retirada do uso de máscaras na PB? - VOTE

A chegada de uma nova variante do coronavírus no mundo tem elevado o nível de alerta das autoridades sanitárias de todo o planeta. Detectada primeiramente na África do Sul, as primeiras informações acerca da nova cepa têm feitos países e cidades readotarem medidas restritivas contra a Covid-19 que até então estavam bastante flexibilizadas.

Restrição de voos em aeroportos, obrigação do uso de máscaras de proteção individual, e principalmente cancelamento de festas, devido à época do ano, são algumas dessas medidas que cidades internacionais e brasileiras têm adotado.

Na Paraíba, o debate também já chegou. Discussões acerca da realização ou não de eventos de fim de ano e carnaval voltaram à tona. Nesta semana foi confirmado que 64 cidades já cancelaram as festas de Natal e Réveillon, tendo seus gestores demonstrado preocupação com a nova variante.

Uma delas foi João Pessoa, do prefeito Cícero Lucena (PP). Mesmo confiante na realização das festividades, devido ao avanço da vacinação na Capital, Cícero justificou a mudança de planos como “difícil, mas necessário”.

A próxima definição a ser tomada é quanto a realização ou não das festividades de Carnaval. Em enquete realizada pelo Polêmica Paraíba, mais de 88% dos leitores do portal demonstram preocupação e são contrários à realização do Folia de Rua e do Carnaval Tradição em João Pessoa.

Mas antes mesmo da discussão da realização ou não das festividades de fim de ano e carnavalescas no Estado, era constante o debate acerca da liberação do uso de máscaras de proteção individual.

A população, principalmente, argumenta que com o avanço da vacinação, que trouxe a redução do número de casos e óbitos pela doença, seria possível flexibilizar o uso da máscara de proteção.

Questionados sobre a possibilidade, o governador João Azevêdo (Cidadania) e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, partilham de ideias diferentes, pelo menos quanto ao prazo para que essa liberação aconteça.

Enquanto Geraldo diz que é uma temeridade flexibilizar o uso de máscaras antes do carnaval, o governador João Azevêdo disse à imprensa recentemente que, caso a vacinação “garanta essa tranquilidade”, o equipamento poderia ser flexibilizado no início do ano. O carnaval está marcado para os dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Geraldo disse ainda que o estado de São Paulo, que anunciou que inicialmente irá liberar o uso no próximo dia 11, e a cidade do Rio de Janeiro, que já permite ao cidadão andar sem máscara na rua, poderão se arrepender da decisão.

Diante dessas informações, o Polêmica Paraíba quer saber de você leitor, se acha que já é o momento de desobrigar o uso de máscaras de proteção em espaços públicos na Paraíba, a partir de janeiro de 2022. A enquete estará disponível até a próxima sexta-feira (10), às 10h, tendo o resultado divulgado no mesmo dia. Participe.

 


Você é a favor da não obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual na Paraíba no início de 2022?

Esta votação foi encerrada (since 2 anos).
NÃO
0.00% | VOTOS: 0
SIM
0.00% | VOTOS: 0

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba