Transposição

Em reunião com João Azevêdo e deputados, ministro Canuto garante conclusão de eixo leste e descarta racionamento em CG; VEJA VÍDEO

O anúncio aconteceu em reunião do ministro com o governador João Azevêdo e parte da bancada federal paraibana, em Brasília. 

O ministro do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Gustavo Canuto, garantiu nesta quarta-feira (18), a conclusão das obras dos eixos leste e norte da transposição do rio São Francisco. A garantia foi dada em reunião do ministro com o governador João Azevêdo e parte da bancada federal paraibana, em Brasília.

Conforme Gustavo Canuto, o bombeamento no eixo norte já foi retomado e as águas devem chegar em breve no município de Jati, no Ceará, para em seguida adentrar ao território paraíba. “A previsão é que [a água] chegue em Jati até o final do primeiro trimestre, de lá derive para o Ceará e depois continue seu curso até Caiçara, podendo abastecer a Paraíba por Morros e também pelo reservatório Caiçaras. Esse é nosso objetivo, esperamos que nada imprevisível aconteça”, sentenciou.

Com relação ao eixo leste, o ministro reafirmou que o motivo da paralisação das obras foi um problema que aconteceu no reservatório de Cacimba Nova, no Rio Grande do Norte, e que fará o possível para que as águas cheguem a Monteiro e Campina Grande o mais breve possível. Ele também descartou racionamento de água em Campina Grande. “Se a intervenção levar muito tempo, buscaremos uma solução para que a água chegue o mais rápido possível”, garantiu.

Estiveram presentes na reunião o coordenador da bancada federal paraibana, o deputado federal Efraim Filho (DEM), e os deputados Damião Feliciano (PDT) e Wilson Santiago (PTB), além do senador Veneziano Vital do Rêgo. Também compareceram os secretários de estado de Deusdette Queiroga (Infraestrutura e recursos hídricos), Efraim Morais (Agricultura) e Ronaldo Guerra (Gabinete).

Veja vídeo

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba