Preocupação

Em reunião com Geraldo Medeiros, Nelson Teich expõe dificuldades para compra de novos respiradores

O primeiro encontro entre o novo ministro e os secretários estaduais da saúde aconteceu na tarde desta quinta-feira (29), de forma remota, e serviu para atualizar o panorama da crise no país.

Em uma reunião que durou cerca de 50 minutos, o ministro da saúde, Nelson Teich, expôs as dificuldades do Governo Federal para a  aquisição de novos respiradores na fase mais preocupante da pandemia da Covid-19 no Brasil. O primeiro encontro entre o novo ministro e os secretários estaduais da saúde aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), de forma remota, e serviu para atualizar o panorama da crise no país.

De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, Nelson Teich explicou que o país está com dificuldades de importar respiradores por causa da demanda internacional. “Ele mostrou a dificuldade de compra de respiradores. A produção nacional só tem condições de produzir duzentos por semana, oitocentos por mês, e isso não supre a necessidade nacional. Ele está tentando fazer a compra no exterior, o que não é facil”, disse.

O secretário estadual avaliou que a dificuldade ainda não se refletiu na Paraíba por causa da aquisição de novos equipamentos feita pelo Governo do Estado antes da pandemia. “Felizmente, a Paraíba realizou uma compra no segundo semestre de 2019, R$ 6 milhões em equipamentos, e isso nos tem dado uma certa segurança em relação ao Estado, por isso nós estamos ainda com leitos disponíveis de enfermaria e de UTI”, explicou.

Até ontem, 44% dos leitos da Paraíba destinados aos pacientes com Covid-19 estavam ocupados. Levando em conta somente os leitos para adultos, essa ocupação já chegava a 50%. Ontem, o Governo Federal confirmou a habilitação de 77 novos leitos no estado. “Veio a boa notícia de que os leitos de UTI que enviamos para o ministério serão habilitados e serão repassados antecipadamente três meses”, finalizou Geraldo Medeiros.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Felipe Nunes