Não é gripezinha

Dois pacientes de 39 anos e sem comorbidades morrem por Covid-19 na Paraíba

Dois homens de 39 anos e sem comorbidades estão entre os sete óbitos registrados por Covid-19 na Paraíba, nas últimas 24 horas, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Por essas características, em tese, eles estariam fora do grupo de risco do novo vírus, que mata principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas.

Dois homens de 39 anos e sem comorbidades estão entre os sete óbitos registrados por Covid-19 na Paraíba, nos últimos dias, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Por essas características, em tese, eles estariam fora do grupo de risco do novo vírus, que mata principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas.

Segundo a SES, os dois pacientes residiam em João Pessoa. O primeiro teve os sintomas iniciais no dia 19 e morreu nesta quinta-feira (30). O outro começou a ter sintomas no dia 22 e faleceu na quarta-feira (29). Ambos faleceram em hospitais públicos.

A Paraíba registrou mais 108 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, superando a barreira de mil pacientes diagnosticados com a doença causada pelo novo coronavírus. Conforme o novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 1034 casos confirmados e 74 óbitos registrados no estado, sete a mais que esta quinta-feira (30).

Segundo o boletim, 1831 casos foram descartados e 177 pacientes estão recuperados da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e as autoridades locais alertam que a falta de ar é o principal sintoma que deve levar uma pessoa a procurar os serviços de saúde. Febre e tosse são sinais da Covid-19.

Na Paraíba, o governador João Azevêdo (Cidadania) editou um novo decreto prorrogando o isolamento social no estado até o dia 18 de maio. O objetivo é evitar a aceleração do contágio da doença e o colapso no sistema de saúde. A medida também foi tomada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“A aglomeração de pessoas e a não observância ao isolamento domiciliar em João Pessoa está refletindo agora. A tempestade inflamatória nestes pacientes ocasionam a morte”, explicou o secretário de estado da saúde Geraldo Medeiros.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Alerta