Imunização

COVID-19: 'Vamos deixar de ver só problemas', diz Marcelo Queiroga em coletiva à imprensa; VEJA VÍDEO

Em coletiva à imprensa, ele falou sobre a expectativa para a aquisição de mais doses e garantiu mais 1,5 milhão de medicamentos do chamado 'Kit intubação' para os estados.

O ministro Marcelo Queiroga criticou, nesta quarta-feira (21), quem ‘só ver problemas’ na condução do combate à pandemia no Brasil e na campanha de imunização contra a Covid-19. Em coletiva à imprensa, ele falou sobre a expectativa para a aquisição de mais doses e garantiu mais 1,5 milhão de medicamentos do chamado ‘Kit intubação’ para os estados.

O ministro foi questionado sobre atrasos no calendário de vacinação no país, a exemplo do calendário de imunização em pessoas do grupo prioritário, que deve ser concluído em setembro. Ele salientou que o país depende da importação de insumos para dar continuidade à produção nacional, bem como aguarda a aprovação de outros imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O que é concreto é que o Brasil já é o 5º país que mais vacina, é importante. E em relação à população é o nono. E é um dos países que produz vacinas. Aliás, temos um contrato de transferência de tecnologia, então temos pontos muito positivos. Isso que é importante e vocês nos ajudam muito a tranquilizar nossa população. Vamos deixar de ver só problema, pois estamos aqui para dar solução”, disse.

“Ficar com essa coisa de ficar contando dose de vacina? Vamos vacinar a população brasileira. Estamos aqui vacinando e vocês são testemunhas disso”, acrescentou.

Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, o país já aplicou cerca de 53 milhões de doses contra a Covid-19, sendo que quase 34 milhões de pessoas receberam ao menos a primeira dose.

Kit Intubação

Para reforçar o tratamento de pacientes internados com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva em todo o Brasil, o Ministério da Saúde deve receber mais de 1,5 milhão de medicamentos de Intubação Orotraqueal (IOT). A primeira remessa dos insumos que fazem parte do “kit intubação” deve chegar até o fim da próxima semana.

A informação foi compartilhada pela equipe do ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (21). Para garantir um aporte maior de medicamentos, o Ministério lança um pregão internacional para a aquisição de novos insumos ainda esta semana.

Um dos lotes é composto por 80 mil itens do kit que foram doados pelo governo da Espanha. Além dos mais de 2 milhões já entregues aos estados, outros 1,1 milhão de remédios foram doados pela empresa Vale do Rio Doce em parceria com um conjunto de empresas brasileiras. Desses, 900 mil chegam até o fim da próxima semana e outros 200 mil na primeira semana do mês de maio.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba