Festas Juninas

Covid-19: PMJP adotará 'recomendação expressa' contra fogueiras e fogos de artifício no São João, diz secretário

O secretário de meio ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, confirmou nesta terça-feira (02), que a gestão municipal vai elaborar uma recomendação expressa para que não haja comercialização nem utilização de fogueiras na Capital durante os festejos juninos.

O secretário de meio ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, confirmou nesta terça-feira (02), que a gestão municipal vai elaborar uma recomendação expressa para que não haja comercialização nem utilização de fogueiras na Capital durante os festejos juninos. A informação já havia sido adiantada pela reportagem do Poêmica Paraíba ontem.

A medida visa proteger a saúde da população em meio à pandemia do novo coronavírus, já que a fumaça provocada pelas fogueiras podem piorar os sintomas da Covid-19.  Ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, Abelardo Jurema informou que, além das orientações que serão encaminhadas à população por meio dos órgãos oficiais, a prefeitura pretende elaborar um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal.

“Esse ano por causa dessa terrível pandemia do coronavírus, nós vamos editar uma recomendação expressa. A gente não tem o poder de polícia. A gente não tem o poder legislativo de prender os responsáveis pelas fogueiras e pelos fogos de artifícios. Mas nós vamos nos unir, ainda mais, a sociedade, a população e pedir que ela compreenda como é nocivo acender a fogueira e como é tão nocivo é soltar fogos de artifícios no momento em que o ar livre, a respiração é tão importante”, ressaltou.

O Secretário Executivo de Saúdo do Estado, Daniel Beltrami, também se posicionou contra as fogueiras nesta época. “Nossa recomendação no momento é que as festividades de São João e suas atividades culturais sejam postergadas enquanto estivermos na vigência da fase mais difícil da Pandemia no Estado como atravessamos agora”, ressaltou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba