Entrega de máquinas

SEM INTERRUPÇÃO: cortes no orçamento não afetarão obras hídricas na Paraíba, garante ministro; VEJA VÍDEO

Em agenda na Paraíba, nesta quinta-feira (29), o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, garantiu que os cortes no orçamento de 2021 não afetarão as obras hídricas em construção no estado. Segundo ele, o governo trabalha para repor possíveis perdas que possam atingir o planejamento. 

Em agenda na Paraíba, nesta quinta-feira (29), o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, garantiu que os cortes no orçamento de 2021 não afetarão as obras hídricas em construção no estado. Segundo ele, o governo trabalha para repor possíveis perdas que possam atingir o planejamento.

“Nós estamos fazendo esforços para que nenhuma dessas obras sofram interrupção. Os cortes orçamentários preservaram a maior parte das obras hídricas que estavam no orçamento. Estamos com dificuldades na área de habitação, na área de mobilidade urbana, mas nosso prejuízo na área hídrica é menor. E vamos fazer um esforço para reverter esse pequeno prejuízo que tivemos”, garantiu.

Na ocasião, o ministro entregou 24 equipamentos pesados a municípios da Paraíba. São seis retroescavadeiras, oito motoniveladoras e 10 pás-carregadeiras. Os produtos foram adquiridos por meio do programa Máquinas do Desenvolvimento, do MDR, e somam R$ 11,6 milhões em investimentos.

Esta é a primeira vez que os maquinários adquiridos pelo MDR foram reunidos numa única licitação – o que gerou maior economia para os cofres públicos. O programa Máquinas do Desenvolvimento tem o objetivo de apoiar os municípios de baixa e média renda por meio de aquisição de equipamentos básicos de infraestrutura e para os setores produtivos.

Participaram da solenidade os deputados federais Wellington Roberto (PL) e Efraim Filho (DEM), além do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, e prefeitos.

Bancada

O ministro Rogério Marinho aproveitou para agradecer parlamentares da Paraíba pelo apoio na transferência de recursos para obras hídricas. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro está empenhado em garantir segurança hídrica às pessoas mais vulneráveis na região Nordeste.

O líder do PL, Wellington Roberto, afirmou que pretender contribuir com o Governo Federal no enfrentamento dos problemas relacionados à seca. “Digo ao presidente Bolsonaro que vou ser esse instrumento, para dizer para ele que abra os olhos para enxergar aquilo que deve ser enxergado. E vamos ajudá-lo a mudar esse país, como ele sempre quis”, disse.

O coordenador da bancada federal, Efraim Filho (DEM), afirmou que os parlamentares vão se empenhar no destravamento de mais recursos. “Acho que essa junção de esforços é que tem feito um diferencial para os municípios da Paraíba”, avaliou.

Pré-acordo da transposição

Logo em seguida, o ministro se dirigiu ao Palácio da Redenção, ocasião em que assina um pré-acordo para definir critérios contratuais para início da operação comercial dos serviços de operação e manutenção do sistema, negociados por intermédio da Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Pública Federal.

A solenidade ocorre com a participação do governador da Paraíba, João Azevêdo, e, por videoconferência, do advogado geral da União, André Mendonça, dos governadores do Ceará, Camilo Santana, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba