agradecimento

Complexo Hospitalar Clementino Fraga comemora 61 anos neste sábado


Desde sua fundação em 1959, ainda pertencente ao Ministério da Saúde, denominado como “Sanatório Clementino Fraga”, o hospital atuava exclusivamente com o Programa Nacional de Tuberculose. Em 1978, a Universidade Federal da Paraíba assumiu a direção do hospital e nesse período ele passou a ser chamado de: “Hospital Universitário Clementino Fraga”.

A partir de 1989, a unidade passou a ser responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, onde ele também passou a ser referência no tratamento de hanseníase, HIV/AIDS e outras doenças infectocontagiosas. Atualmente o Clementino Fraga presta assistência a pacietes com Covid19, HIV/AIDS, IST, Hepatites virais, Hanseniase e Tuberculoses. Mas também somos pioneiros na assistência as diversidades, sendo os primeiros a oferecer o ambulatório TT (travestis e transexuais) e a PREP (profilaxia da pré-exposiçao ao HIV). Outro serviço é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste na assistência hospitalar a portadores de HIV/AIDS dentro do princípio da “desospitalização”, em que uma equipe multidisciplinar acompanha o tratamento do paciente em sua residência.

O ambulatório do hospital oferece atendimento em infectologia (HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologista, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia e ginecologia.

Mesmo diante da pandemia, ao poucos, estamos voltando com os atendimentos ambulatoriais, de forma planejada, para evitar exposição ao Sars Cov 2. Continuamos com os atendimentos de urgência aos portadores de HIV/AIDS com o serviço Hospital-Dia (HD), assim como o pronto-atendimento aos pacientes com Tuberculose, hanseniase e Hepatites. Atualmente estamos oferecendo aos funcionários do hospital e aos pacientes com doenças infectocontagiosas o serviço de Acolhimento Covid19, montado numa entrada exclusiva, com fluxo interno hospitalar exclusivo para atendimento aos suspeitos de Covid19.

Quero agradecer aos nossos gestores por todo a assistência prestada ao Complexo Hospitalar. O apoio da nossa gestão tem se refletido diretamente na significativa melhora da assistência aos pacientes – Agradeço ao Governador João Azevedo, ao Dr Geraldo Antonio, Dr Daniel Beltrammi, e a Dra Renata Nobrega.

Agradeço aos colegas diretores de nossa rede hospitalar que, em sintonia, sempre prestam preciosos serviços ao Clementino.

Parabéns a todos que fazem o Complexo Hospitalar Dr Clementino Fraga.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba