projeto educacional

Com apoio da Funetec-PB, 3ª edição do “Procon vai às aulas” encerra mais um ciclo em João Pessoa

Foto: Reprodução

Com aulas dinâmicas, inovadoras e bem elaboradas, o projeto educacional “Procon vai às aulas” encerrou mais um ciclo de atividades no último sábado (30), atendendo cerca de 2400 alunos do 9º ano da rede municipal de ensino matriculados no ciclo diurno II e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Otavia Maria Firmino, aluna do 9º ano da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima, se matriculou no projeto. “Eu ouvi falar das aulas no ano passado através de uma amiga que era aluna e ela me indicou para que eu participasse. Falei com a minha mãe e na hora ela veio me inscrever. Foi uma das melhores decisões da minha vida”, declarou Otavia.

Criada há três anos, a iniciativa se consolida a cada ciclo que dura cinco semanas, formando e capacitando alunos para o mercado de trabalho e a vida, apresentando aulas didáticas e multimídias de Negociação e Conflitos, Direito do Consumidor, Habilidades Sociais, Educação Financeira e Empreendedorismo. Conteúdo exclusivo elaborado especificamente para esse projeto por 24 professores, 6 monitores e 2 coordenadores. Hoje, as aulas estão concentradas em 3 polos com 18 turmas simultâneas.

Para a diretora pedagógica da Escola Municipal Moema Tinoco, Maia Azevedo, o projeto é uma parceira que vem gerando muitos frutos positivos dentro e fora do ambiente escolar: “a mudança no comportamento social e financeiro dos alunos é notória. Conversando com eles, vejo uma nova consciência na hora de falar e tratar sobre o dinheiro. Realmente, só através da educação nós juntos vamos mudar a realidade desses alunos e alunas”, comentou a gestora.

De acordo com a professora Silvana Vasconcelos, que atua desde o início do projeto em 2021, as disciplinas foram estudadas e elaboradas para que os alunos pudessem aprender os conteúdos de forma prática, com exemplos do dia a dia.

Silvana acrescentou que todo conteúdo é revisado e passa por adaptações para que os jovens se identifiquem com a matéria aplicada em sala. “A partir do momento que você traz para dentro da sala de aula conflitos e dúvidas que eles têm dentro de casa, apresentando soluções reais, isso facilita demais o aprendizado. É exatamente isso que também me motiva para estar presente neste projeto desde a sua criação em 2021”, explicou.

As aulas são ministradas sempre aos sábados das 8h às 16h30 com intervalos para almoço e lanche. Cada turma tem aproximadamente 40 alunos que, ao final do ciclo, recebem um certificado de conclusão e uma bolsa de estudos no valor de R$ 700,00.

Novo Ciclo: No próximo sábado (7) começa um novo ciclo de aulas que vai beneficiar 597 alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, aumentando ainda mais o número de estudantes contemplados pelo projeto.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Renato Brito