Decisão

UNANIMIDADE: STJ reconhece 'cerceamento de defesa'  e determina nova perícia no vídeo de Berg Lima recebendo dinheiro de empresário - ENTENDA

A informação foi confirmada pela reportagem do Polêmica Paraíba.

 

Em decisão unânime, nesta terça-feira (04), a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu um habeas corpus impetrado pela defesa do ex-prefeito de Bayeux, Berg Lima, e determinou uma perícia sobre o vídeo no qual o ex-gestor foi gravado recebendo suposta propina de um empresário da cidade, em 2017, fato que culminou com sua prisão e afastamento do cargo. A informação foi confirmada pela reportagem do Polêmica Paraíba pelo STJ.

Na decisão, o STJ reconheceu que houve cerceamento à defesa do ex-gestor. Com isso, parte do processo é anulado, que retorna à fase do art. 402 do Código de Processo Penal (CPP), para que seja realizada uma perícia técnica no vídeo. Votaram a favor do recurso o relator da matéria, o ministro Antônio Saldanha, além de Sebastião Reis, Laurita Vaz Rogério, Schietti e Nefi Cordeiro.

Renúncia – O ex-prefeito Berg Lima renunciou ao cargo de prefeito da cidade após três anos e meio de mandato, sendo quase metade deles afastado do cargo de prefeito. Em carta renúncia, ele desmentiu as acusações e falou em suposta ‘perseguição’, embora o Ministério Público sustente a acusação contra o ex-gestor. Desde a renúncia, Jeferson Kita comanda interinamente a cidade até a realização de eleições indiretas.

Prisão – Berg Lima foi preso em julho de 2017, em operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) logo após receber dinheiro de um empresário da cidade. Ele foi acusado de extorquir o fornecedor da prefeitura, que desejava receber empenhos em atraso da gestão municipal. Ele saiu da cadeia em novembro de 2017.

O que diz a defesa

Para o advogado Inácio Queiroz, que defende o ex-prefeito, a decisão é o primeiro passo para tornar o cliente inocente.

“Sempre tivemos certeza de que tudo foi uma armação, o vídeo divulgado em âmbito Nacional, não condiz com a realidade, foi manuseado e editado para incriminar o Sr. Berg Lima, o empresário que aparece no vídeo sempre soube que a valor entregue ao Prefeito se tratava de um empréstimo pessoal, as provas ressoam nos autos, há comprovantes de transferência e cheques que foram devidamente juntados a demonstrar tal afirmação. A investigação e a denúncia estão imbuídas em nulidades grosseiras, ademais, sequer foi deferido o requerimento de perícia no vídeo. Hoje, o STJ confirma o primeiro passo para a inocência de Berg Lima, a nulidade do vídeo, em sendo confirmado, ou seja, da única prova colacionada na denúncia, sairá do processo, e , ato contínuo, acarretará na absolvição de Berg Lima. No processo penal, principalmente, deve haver o respeito ao contraditório e a ampla defesa, assim como, ao devido processo penal, e o desrespeito a estes Princípios caros, não é Direito, mas, sim, uma hipertrofia ao Direito Penal”, disse.

Atualizado às 17h39:

Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, Berg Lima comemorou a decisão e disse que a decisão do STJ é ‘um momento esperado’. Confira:

https://www.instagram.com/p/CDetW_qnFa7/

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba