opinião

Soraya Thronicke faz campanha na Paraíba. Quem é a Presidenciável? - Por Gildo Araújo 

A política está se tornando algo tão sem emoção que notícias que poderiam ser importantes parecem não mais interessar a grande mídia.

Hoje, queremos falar sobre a pluralidade política vista no lançamento da candidatura à reeleição do deputado Julian Lemos realizada em João Pessoa neste sábado (20), onde contou com a presença de vários prefeitos que votam em diferentes candidatos a governadores, embora apenas estivesse presente Pedro Cunha Lima, que é o preferido de Julian Lemos.

Esse momento mostra o quanto o acirramento político está se descaracterizando, pois deixa a entender que os políticos estão perdendo suas ideologias partidárias. Daí o porquê da eleição de Lula e Bolsonaro interessar muito mais ao eleitor do que a eleição regional, algo que não existia há pouco tempo atrás. É bom que entendamos que essa inovação é mais uma evolução revolucionária para a sobrevivência dos candidatos.

Ainda dentro dessa nova sistemática política, existem prefeitos que estão apoiando mais de uma candidatura em seus municípios, pensando justamente em alcançar o maior número de recursos para sua cidade, e que se não for assim a gestão pode se tornar inviável.

Do ponto de vista da análise política, já tínhamos inúmeros elementos a serem analisados no local da festa de lançamento da candidatura de reeleição do deputado Julian Lemos, até que algo surpreendentemente nos chamou a atenção, que foi o aparecimento da senadora Soraya Thronicke do Mato Grosso do Sul, candidata à presidência da República pela União Brasil.

Soraya, que ainda é desconhecida da grande maioria dos paraibanos, fez uso da palavra e demonstrou ser bastante eloquente. Na ocasião, apresentou como um de seus planos de governo a criação do Imposto Único, idealizado pelo vice em sua chapa, o ex-deputado federal, Marcos Cintra. É importante lembrar que até pouco tempo o União Brasil iria indicar o ex-juiz Sérgio Moro, em seguida, optou pelo atual presidente do partido Luciano Bivar – que desistiu de concorrer à presidência da República.

Sabemos que a missão da senadora Soraya Thronicke não é nada fácil, já que a disputa vem sendo bastante polarizada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, mas mesmo assim ela começa a dar sinais de que ainda poderá crescer durante o percurso eleitoral. Foi uma grande surpresa! Será que Soraya terá voto dos paraibanos?

Diante de tudo que presenciamos, já dá para se ter uma ideia das misturas que veremos nas próximas eleições, pois não será surpresa nenhuma o eleitor ver os adversários políticos em um mesmo palanque. Pelo jeito, é o novo modelo de democracia que está sendo implantado na política brasileira. Com a pedagogia política deste ano… já podemos imaginar como será em 2024. Depois desta festa, valho-me mais uma vez do valioso filósofo Sócrates “Quanto mais sei, só sei que nada sei”.

Quem viver, verá!

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo