opinião

DOMINGUEIRA GALDINIANA: Projeto Esperança no Espaço + Aeroclube + TCE + Eleição na Assembléia – Por Rui Galdino

Direto do Rancho Galdiniano, localizado na bucólica e querida cidade de Bananeiras-PB, segue as GALDINIANAS desse domingo

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Direto do Rancho Galdiniano, localizado na bucólica e querida cidade de Bananeiras-PB, segue as GALDINIANAS desse domingo:

1ª GALDINIANA: A Cadeia Pública da cidade de Esperança-PB, através de seu Diretor Lindemberg Gonçalves, implementou importantíssima atividade laboral para os reeducandos locais, ajudando-os na ressocialização, bem como, na remição das penas, ajuda financeira para os detentos e antecipação dos seus respectivos alvarás de soltura. Trata-se do PROJETO ESPERANÇA NO ESPAÇO. Projeto pioneiro e inusitado, pois consiste na produção de lunetas potenciais de alta qualidade e tecnologia para a fabricação de TELESCÓPIOS. O projeto tem o apoio da juíza de direito da comarca, Dra. Paula Frassinette e do Dr. João Alves, secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB). O galdinista ficou sabendo que o projeto já participou de importantes exposições, está despertando interesses nacionais e que em breve sairá da fase artesanal para a fase industrial. Estão de parabéns todos os que fazem parte e ajudam nesse extraordinário projeto em que a Paraíba é pioneira, principalmente, os reeducandos da Cadeia Pública de Esperança-PB, pois, a astronomia é o futuro do universo!

2ª GALDINIANA: O dinâmico presidente do Aeroclube da Paraíba Alberto Gomes (Esquerdinha), já está convidando para a inauguração do NOVO AEROCLUBE DA PARAÍBA, no próximo sábado, dia 17 de dezembro, a partir das 9 horas. O novo aeródromo fica localizado entre o Condomínio Granville e o Parque de Vaquejada do Bem Mais, BR 230, município de São Miguel de Taipú. O local é espaçoso e muito bonito. Soube que vai ter muito churrasco e camarão. Na verdade, desde que assumiu os destinos do Aeroclube, o presidente Alberto Gomes, tem feito uma grande gestão, com muito zelo, trabalho, ouvindo todos os sócios, desenvolvendo e dando notoriedade cada vez mais a aviação paraibana. Parabéns ao presidente Esquerdinha e a todos os que fazem o Aeroclube da Paraíba.

3ª GALDINIANA: E o conselheiro Nominando Diniz, depois de ser bastante injustiçado e humilhado, deu a volta por cima, voltou para o gramado como titular e foi eleito na última quarta-feira (07/12), por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB), para os biênios 2023 e 2024. É minha gente, quando Deus quer é assim… O galdinista parabeniza o filho ilustre de Princesa Isabel-PB e lhe deseja boa sorte, saúde e sucesso sempre. Viva Nominando Diniz!

4ª GALDINIANA: O Tribunal de Justiça da Paraíba, sob o comando do desembargador Saulo Benevides, escolherá nesta segunda, dia 12, pelo critério de merecimento, o novo desembargador do Poder Judiciário paraibano. 19 juízes de direito estão disputando a vaga. Quem será o felizardo? Amanhã saberemos. Boa sorte a todos os concorrentes!

5ª GALDINIANA: Após as devidas apurações, o galdinista ficou sabendo de uma super fonte, que aquela famosa reunião dos REPUBLICANOS, ocorrida domingo passado (04/12), foi muito tensa e complicada, pois, as escolhas de Branco e Adriano, para os 1º e 2º biênios, ao contrário do que foi divulgado, não foi nada consensual.

6ª GALDINIANA: O fato é que o deputado Wilson Filho, que contava com 6 votos dos 8 votantes, teve apenas 4, com isso, empatou com Branco Mendes, que também teve 4 votos e venceu por ser o mais velho. Vale salientar que o deputado Wilson Filho, é da confiança do governador e não é à toa, que o mesmo é o Líder do Governo na Assembleia, porém, Branco, foi o vencedor para disputar o 1º biênio e Adriano Galdino, teve a unanimidade dos votos para disputar o 2º biênio.

7ª GALDINIANA: E o galdinista insistiu em saber quem votou em quem? A importante fonte pediu reservas e disse: “ Rui Galdino, Wilson Filho, teve os votos dele mesmo, do deputado Michel Henrique e das deputadas Chica Motta e Daniela do Valle. E Branco Mendes, teve o voto dele e dos deputados Jutaí Menezes, Márcio Roberto e Adriano Galdino. Então, o galdinista perguntou: “e a votação não foi secreta?”. A fonte respondeu: “ foi sim, mas ficou claro pelo semblante de todos na hora H, quem teria votado em quem”! Hummm, será tudo isso verdade mesmo?

8ª GALDINIANA: O galdinista vem alertando que ninguém brinque com o prestígio e “poder de fogo” do deputado Adriano Galdino. O homi é forte e articulado. Só para se ter uma idéia, na próxima terça-feira, dia 13/12, a Assembleia vai se reunir para a última sessão dessa legislatura e Adriano, vai colocar para votação e aprovação entre outros assuntos, as seguintes mudanças no Regimento Interno, visando as eleições da futura mesa em 01/02/2023. Entre as novidades teremos o seguinte: 1º) A votação vai ser aberta e nominal entre os presentes. 2º) Quem quiser ser candidato, terá que apresentar sua chapa até 10 dias antes do pleito e com a assinatura mínima de 12 deputados. Já pensou? Vai ser pior que na Federação Paraibana de Futebol! O objetivo é evitar traições de última hora e garantir que os deputados eleitores cumpram com a palavra e acordos firmados anteriormente. Na verdade, ninguém confia em ninguém! Fiquei sabendo que o deputado Eduardo Carneiro, está uma fera, vai fazer um forte pronunciamento na sessão de terça-feira denunciando o casuísmo e judicializar as possíveis mudanças no Regimento da Assembleia, que o deputado Adriano Galdino que realizar.

9ª GALDINIANA: Existe uma forte expectativa para que na sessão de terça-feira (13/12), as duas contas do governador João Azevedo, que foram desaprovadas pelo TCE/PB, sejam votadas e aprovadas pelos deputados, livrando João, de uma possível cassação de seu mandato. Ocorre, que o deputado Adriano, já disse que tais contas só serão votadas depois da eleição da mesa, ou seja, no próximo ano. Já pensou? Enquanto isso, o nosso governador ficará “refém” e sem poder fazer nada! Entenderam? Então, meus caros e estimados leitores, essa eleição da futura mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa, ainda vai render muitos moídos. Vai ser uma novela com vários capítulos e muita audiência. Do jeito que vai, os deputados Branco e Adriano, não terão concorrentes para o 1º e 2 º biênios respectivamente.

10ª GALDINIANA: Mas, há quem jure piamente, que o plano do deputado Adriano Galdino, é repetir o BI-GALDINO de 2019 em 2023, disputando mais uma vez os 2 biênios e se sagrar PENTA CAMPEÃO como presidente da Assembleia. Depois, vai disputar o governo do estado em 2026. Fala-se também nos bastidores, que Adriano, inclusive, quer que o governador João, fique no governo até o final de seu mandato e o apoie para governador. Já pensou? Assim é muito bom, até o galdinista quer também!!! Alguém precisa conter os REPUBLICANOS, antes que eles tomem conta de toda a Paraíba… Não brinquem com Adriano Galdino, pois, o homi é bom de articulações e estratégias, e já tem o aval do STF para disputar mais um BI-GALDINO em 01/02/2023!!!

11ª GALDINIANA: Mas o deputado Eduardo Carneiro, disse ao galdinista, que sua candidatura para o 1º biênio está firme, é prá valer e acredita que sairá vitorioso, pois, existe uma sede de mudança e renovação muito grande entre seus pares. Disse também, que está conversando com vários deputados e que não teme o rolo compressor dos REPUBLICANOS. O Carneiro está uma fera e disse que não teme nem Branco, nem preto e nem Bi-Galdino. Disse também que o voto aberto é uma afronta à confiança dos deputados e à estabilidade da Casa Legislativa e que mudanças casuístas no Regimento de última hora, é um absurdo e desrespeito para com o povo. Finalizou, dizendo que vai lutar para que as contas do governador sejam julgadas e aprovadas pela Assembleia antes do dia 01/02/2023, ou seja, na próxima terça-feira. Hummmmm!!!

E para terminar a DOMINGUEIRA de hoje, vamos deixar no ar algumas perguntas futuristas. Já pensou Eduardo Carneiro, eleito presidente da Assembleia? Cícero Lucena, reeleito prefeito da capital? Daniella Ribeiro, eleita prefeita de Campina Grande? Diego Tavares, senador da República? João Azevedo, se afastando do governo para disputar uma das duas vagas no Senado Federal? o jovem Lucas Ribeiro, assumindo em definitivo o governo do estado? e Aguinaldo Ribeiro, candidato à governador? Já pensou??? Anotem aí, pois, 2024 e 2026 já começaram. Haja coração! Até a próxima quarta-feira com mais GALDINIANAS…

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino