OPINIÃO

DOMINGUEIRA GALDINIANA: João, a Ponte e o Ramal! – Por Rui Galdino

foto: reprodução

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Nas GALDIANAS deste domingo, 06/08/2023, em que a capital paraibana completou 438 anos e um dia de vida, vamos trazer os seguintes assuntos:

1ª GALDINIANA: O governador João Azevedo (PSB), que a princípio era um bom técnico em gestão, deixou de ser neófito e passou a ser um excelente político, ou seja, além de bom técnico, João como bom aluno, aprendeu rapidamente as lições da atividade política e hoje é também um exímio político. Um político diferente, sério, honesto, competente e de muita sorte na vida. Indubitavelmente, um vencedor!

2ª GALDINIANA: João, que venceu a sua primeira eleição para governador folgado e no 1º turno, teve muitas turbulências no início de seu governo, depois veio à famigerada pandemia, não era aliado do presidente Bolsonaro, etc, com isso, fez um primeiro mandato tipo “feijão com arroz”, uma gestão razoável e de pequenos avanços. Mas conseguiu escapar das tempestades, das firulas políticas e diria que seu 1º governo entre ZERO a DEZ, teve uma nota 6 ( seis ).

3ª GALDINIANA: O galdinista faz uma crítica sincera ao primeiro mandato de João, pelo fato dele ter rompido politicamente com seu maior benfeitor ( Ricardo Coutinho ), de maneira surpreendente e rápida, que ainda hoje o galdinista não entende totalmente! Muitas já foram às explicações do rompimento entre João e Ricardo, ao galdinista já disseram muita coisa, hoje eu até entendo um pouco das razões do nosso governador. João e Ricardo são de maiores, já foram carne e unha, só eles sabem o que fizeram e o que fazem. O fato é que Ricardo fez um bom governo e João também está fazendo, mas vida que segue e bola pra frente!

4ª GALDINIANA: A reeleição de João Azevedo foi mais complicada e mesmo com a máquina na mão, venceu no 2º turno. Está fazendo um 2º mandato bem melhor do que o 1º. Tem também o apoio do presidente Lula e é o líder dos governadores do Nordeste. João está mais maduro, mais experiente e mais flexível. Inclusive, está conversando e tentando atrair alguns opositores para o seu governo, a exemplo dos deputados Romero Rodrigues e Tovar Correia Lima e também da vereadora bolsonarista Eliza Virgínia. O galdinista ficou sabendo por debaixo de 7 capas que até o senador Efraim Filho (UB), poderá voltar ao time de João. Será? Vamos dar tempo ao tempo!

5ª GALDINIANA: A grande questão é saber se João vai FICAR ou NÃO até o final de seu 2º mandato! O galdinista tem dito que sente que João Azevedo VAI SIM FICAR no governo, porém, o governador disse recentemente que se seu partido quiser, seu nome está à disposição para disputar uma das duas de senador em 2026. Então, João começa a pensar no SENADO e indubitavelmente, seria um grande senador para a Paraíba. O tempo e as circunstâncias vão dizer se João FICA ou SAI. Se João FICAR a história é uma, mas se João SAIR, aí muda tudo na história da política paraibana, pois, o nosso estado passará a ser governado por um jovem carismático, honesto, competente e gente muito boa, chamado LUCAS RIBEIRO (PP), atual vice-governador e que tem tudo para continuar governando a Paraíba até 2030.

6ª GALDINIANA: Como disse antes, João está fazendo um 2º governo bem melhor do que o 1º, mas entre as várias obras que o governador tem feito pelo estado a fora, tem DUAS que poderá imortalizar o nome do nosso governador na política e na história da Paraíba, são elas: A tão sonhada e importante PONTE que vai ligar os municípios de Cabedelo e Lucena, bem como o também sonhado e importantíssimo RAMAL PIANCÓ, que vai perenizar o Rio Piancó e trazer desenvolvimento e mais vida para toda aquela região sertaneja. O galdinista torce para que tudo isso saia do papel e aconteça verdadeiramente!

7ª GALDINIANA: Passei as festas de Santana no sertão paraibano, mas precisamente entre os municípios de Patos e Piancó. Fui visitar familiares e amigos. Fiquei hospedado na fazenda do casal advogado Paulo e Isabelle Gayoso, no município de Santa Terezinha-PB, pense numa fazenda e recepção! No sábado de Santana à noite, fomos para a festa de João Pedro no município de Catingueira-PB. Festa muito boa, organizada, com muita segurança e nenhuma confusão. Muito forró, animação e mulheres bonitas ao som de Tom Oliveira e Aduílio Mendes, bem como ao som do cantor piancoense Matheus Leite, que fechou a festa com chave de ouro. Gugu de Catingueira, um sertanejo “especial” e também muito especial deu um show à parte! Está de parabéns aos que fazem a Prefeitura de Catingueira e toda população daquela cidade. Próximo ano, se Deus quiser estaremos lá novamente!

8ª GALDINIANA: Em mais uma posição sacana e desrespeitosa, o governador bolsonarista de Minas Gerais, Romeu Zema, defendeu o sul e sudeste e discriminou o nordeste com relação aos investimentos do governo federal. A cantora Elba Ramalho tinha e tem razão quando canta a música “NORDESTE INDEPENDENTE”. Na verdade, também defendo a independência política da nossa região, chega de estar pedindo esmolas e migalhas ao governo federal. O Nordeste não precisa disso e já pode se sustentar e se desenvolver sozinho. O deputado estadual Adriano Galdino, reagiu com veemência às declarações do governador Zema e Adriano tem razão, não podemos aceitar nenhum tipo de discriminação com o Nordeste. Parabéns Adriano!

9ª GALDINIANA: Com relação à cidade de João Pessoa, que completou 438 anos no último sábado, 05 de agosto, o galdinista dar um doce para quem adivinhar quem vai ser o futuro vice-prefeito na chapa de Cícero Lucena (PP) nas eleições municipais do próximo ano. O galdinista já sabe mais não diz! Em Campina Grande, tudo indica que a senadora Daniella Ribeiro (PSD) vai mesmo ser a candidata à prefeita em 2024 com apoio do governador e poderá vencer. Romero, por falta de coragem para 2024, vai terminar sobrando na curva e complicando sua vida política em 2026. Enquanto isso, o jovem prefeito Bruno Cunha Lima ( futuro UNIÃO BRASIL ), até agora está rindo à toa e solto na buraqueira.

10ª GALDINIANA: Em Cabedelo o galdinista já disse que o candidato do atual prefeito não será nem Mersinho Lucena, nem George Morais e sim, o presidente da Câmara vereador André Coutinho. Os principais opositores Ricardo Barbosa e Jacqueline ( esposa do ex-prefeito Leto ), estão se firmando cada vez mais e poderão surpreender. Em Piancó, um nome novo poderá ser a grande surpresa nas eleições municipais de 2024. Em Santa Rita, o candidato a prefeito de Emerson Panta tem tudo para vencer, pois a administração de Panta está muito boa! Enquanto isso, os caminhos do frio na cidade de Bananeiras estão pegando fogo! Até a próxima GALDINIANA direto do Rancho Galdiniano em Bananeiras. Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: polêmica paraíba