opinião

DOMINGUEIRA GALDINIANA: Adeus minha Rainha. Viva o Rei e o futuro Rei!– Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Na DOMINGUEIRA GALDINIANA de hoje, vamos trazer os seguintes assuntos:

Rainha Elizabeth II, novo rei Charles, e príncipe William, em colagem, respectivamente

A MORTE DO SÉCULO I: O paraibano Rui Galdino, advogado, empresário e polêmico jornalista, conhecido como o galdinista, foi quem primeiro noticiou a morte da Rainha Elisabeth II, no Brasil. Sim, isso mesmo! Hoje em dia, graças às redes sociais, a internet, aos celulares modernos, etc, as informações chegam às pessoas quase que instantaneamente. E quando você tem muitas amizades, conhecimentos e contatos, tudo isso ajuda, para que você saiba das coisas e dos fatos de maneira mais rápida e até algumas vezes, de maneira especial e extraordinária.

A MORTE DO SÉCULO II: Pois bem. Estava eu, na última quinta-feira, 08 de setembro, terminando de fazer meu comentário diário na Rádio 100.5 FM Líder, Programa 360 Graus, quando um amigo me ligava insistentemente da Escócia. Como estava ainda no AR, comentando o show de Chico Buarque, que acontecera em João Pessoa, na noite anterior no Teatro Pedra do Reino, não pude atender ao telefone naquele momento. Então, o amigo Carlos, ligou para o meu filho e ele me transmitiu logo em seguida a notícia sobre a Rainha da Inglaterra. Tudo isso, aconteceu em questão de 1 a 3 minutos…

A MORTE DA RAINHA III: Então, após o meu comentário, quem estava com a palavra no AR, era o colega de bancada e âncora do programa Marcelo José. Logo, logo, eu me dirigi a ele com gestos e pedí a palavra para dar uma notícia importante e de urgência. E ele me passou a palavra sem entender o porquê daquela minha pressa em informar algo e o galdinista disse em primeira mão para toda João Pessoa, Paraíba, Brasil e mundo, QUE A RAINHA DA INGLATERRA, ELIZABETH II, ESTAVA NAQUELE MOMENTO, NOS SEUS ÚLTIMOS INSTANTES DE VIDA…, ou seja, ainda não havia falecido, porém, estava prestes a partir para a eternidade e o mundo logo logo, iria ficar sabendo da morte da Rainha!!!

A MORTE DA RAINHA IV: Os colegas que estavam na bancada do programa radiofônico 360 graus, naquele momento, ficaram sem entender o meu anúncio, confusos e aparentemente tristes. Os ouvintes e internautas que nos escutavam, começaram a interagir pelo meu ZAP, etc, e antes de terminar o programa, por volta das 13h45, às notícias sobre a morte da Rainha, já estava nas redes sociais e nos principais canais de comunicação do Brasil e do mundo.

A MORTE DA RAINHA V: Então, modéstia à parte e com todo respeito à imprensa brasileira e internacional, foi da Paraíba, a primeira notícia sobre a pré-morte da Rainha Elizabeth II, que ainda se encontrava em seus últimos instantes de vida, e que diretamente das ondas da FM 100.5 Líder, programa 360 Graus, partindo da boca do galdinista ( Rui Galdino ), João Pessoa, a Paraíba, o Brasil e o mundo, ficaram sabendo em primeiríssima mão do ocorrido, ou seja, da MORTE DO SÉCULO. Que Deus a tenha!

LONGEVIDADE REAL: Aos 25 anos de idade, a Rainha Elizabeth II assumiu o trono em fevereiro de 1952, após a morte de seu pai. Em junho deste ano, ela completou 70 anos de reinado, ultrapassando o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, e se tornou a segunda monarca com mais tempo no trono. Elizabeth foi a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. Morreu aos 96 anos. A causa mortis da Rainha não foi revelada e creio que não ser, fala-se em morte natural em virtude de problemas de saúde. Mas que problemas eram esses? O galdinista vai tentar descobrir…

LUGAR QUE QUERIA MORRER: A princípio, o galdinista também ficou sabendo, que a Rainha, ciente de seu estado debilitado e grave de saúde, teria escolhido o lugar para passar seus últimos dias e momentos de vida, com isso, escolheu o Castelo de Balmoral, na Escócia. Castelo esse, onde ela considerava sua verdadeira casa, pois, alí viveu sua infância, juventude e era sempre seu local preferido de passar férias durante todo o seu Reinado, inclusive, ela estava lá desde o mês de julho/2022, quando tirou suas férias de verão e lá morreu.

A MORTE DO SÉCULO: O galdinista considera o falecimento da Rainha Elizabeth II, como A MORTE DO SÉCULO. Apesar da tradição, da riqueza e do poder, Elizabeth II, era uma pessoa bastante carismática, querida, elegante, simples e uma verdadeira líder. Uma mulher guerreira e destemida, esposa exemplar, mãe cuidadosa, avó coruja, Rainha da Inglaterra e de todo o mundo. Manteve enquanto viva, verdadeiramente o Reino Unido, UNIDO. Não se sabe de agora em diante, o que poderá acontecer!

REI CHARLES III: Com a morte da Rainha, seu filho, o até então Príncipe Charles, passa automaticamente a ser o novo Rei da Inglaterra e de todo Reino Unido, que fica localizado na Europa Ocidental e é um estado soberano composto pela Irlanda do Norte, que fica na Ilha da Irlanda, e pelos três países que integram a Grã-Bretanha ( Inglaterra, País de Gales e Escócia ). O nome completo é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Além de monarca, Charles, aos 73 anos de idade, passa a ser chefe de Estado do Reino Unido.

LINHA SUCESSÓRIA: Com a morte da Rainha Elizabeth II e o Reinado do Rei Charles III, o príncipe William, se torna o primeiro na linha de sucessão, seguido pelo filho mais velho, George, que tem 9 anos, de Charlotte, que tem 7 anos e Louis, que tem 4 aninhos. Harry e seus filhos, virião depois, porém, numa situação muito remota de assumir o Reinado.

A NOVA PRINCESA: A esposa do príncipe William, Kate Middleton, atualmente Duquesa de Cambridge, deverá receber em breve o título inédito e passará a ser a nova Princesa de Gales. Esse título já pertenceu a sua saudosa sogra, Princesa Diana, mãe do Príncipe William e ex-esposa do então Príncipe Charles, atualmente, REI CHARLES III.

ABDICAÇÃO DO REI: O mundo todo sabe, que o então Príncipe Charles e agora REI CHARLES III, nunca foi uma “figura” querida no Reino Unido. E desde que se separou da então e saudosa Princesa Diana, o seu prestígio e fama diminuíram bastante perante à opinião pública europeia e mundial. A tradição faz os súditos respeitar o novo Rei, no entanto, não é bom agrado do povo e dos súditos que Chales III permaneça no TRONO por muito tempo. Assim sendo, o galdinista, prevê uma ABDICAÇÃO do Rei Charles III em breve.

O NOVO REI VEM AÍ: Para manter o prestígio, fortalecer a tradição e manter a união política do Reino Unido, o galdinista prevê que em breve um novo Rei da Inglaterra vem aí, trata-se do primogênito de Charles e Diana: o jovem Príncipe William, carismático Príncipe de Gales, casado com Kate, pai de George, Charlotte e Louis, neto querido e amado da saudosa Elizabeth II. Precisa dizer mais alguma coisa? Vamos aguardar os acontecimentos. VIVA O REI E O FUTURO REI. Até quarta-feira com mais GALDINIANAS. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino