Racismo

Vinicius Júnior e casos de racismo, como o futebol tem se tornado palco para injúrias raciais; confira

Entrevista coletiva foi feita no início da semana antes do jogo contra Espanha nesta terça-feira(26)

(Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
(Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)

Na última segunda-feira(25), através de entrevista coletiva, o jogador do Real Madrid desabafou sobre os insultos e comentários ofensivos relacionados a cor de sua pele que vem sofrendo, até o momento, os episódios vem acontecendo principalmente no país onde reside hoje em dia, no caso, a Espanha.

Sentimento de Desânimo

De acordo com Vinícius, os incidentes racistas vêm ocorrendo constantemente, ao ponto de o fazerem repensar a sua própria carreira e suas atuações no campo:

“É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar” destacou.

Durante a entrevista, o jogador comentou ainda, que o racismo verbal é o menor dos problemas quando comparado aos outros tantos problemas que os negros vivenciam no seu dia a dia pelo mundo afora.

Psicologia e preconceito

Psicólogos afirmam que a impunidade a “torcedores” geram ainda mais violência, se tornando o principal incentivo para que o fato se repita com mais frequência, já que na maioria dos casos, os criminosos se enxergam como participantes de uma “elite social”, excluindo, no processo, as pessoas negras.

A partir do momento em que ocorre o processo de “coisificação”, retira-se sua humanidade ao fazer comparação com um objeto, o que torna ainda mais fragilizado o emocional da vítima, que sem saber como reagir, sofre uma baixa autoestima, e como resultado, acaba tendo uma visão distorcida de si mesma.

A Confederação Sul-americana de futebol (Conmebol), por exemplo, possui uma regra nesse sentido, que permite ao árbitro paralisar uma partida quando houver esse tipo de insulto racial ou contrário à dignidade humana, tanto dentro, quanto fora de campo.

Porém, somente iniciativas como essas não são suficientes, sendo necessária uma atenção ainda maior pra estes episódios que vem se repetindo cada vez mais, não somente entre torcedores, como também pelos próprios jogadores.