Guerrero x Messi

Para um país que treme de medo com a possibilidade de não ir à Copa do Mundo, um estádio que treme. Às 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira, a Argentina recebe o Peru na Bombonera em um jogo de paradoxos. A seleção argentina impõe uma pressão ao adversário e a si mesma ao buscar o estádio do Boca Juniors. Está em casa e não está. Decidirá a vida nas eliminatórias em um local onde não atua oficialmente há 20 anos.

Argentinos e peruanos têm 24 pontos. O time de Guerrero e companhia está na frente, com mais gols marcados e na quarta posição. Teria a vaga direta para a Copa, algo que não acontece para o país desde 1982. A equipe de Lionel Messi é a quinta, posição que lhe dá apenas o direito de disputar a repescagem com a Nova Zelândia, algo que experimentaram pela última vez em 1994, quando superaram a Austrália.

Na noite desta quinta, os argentinos jogam para evitar um vexame que não acontece há 47 anos. Quando nem eram campeões do mundo. Mais que isso. Evitar a dor por ver a Copa do Mundo de longe. A última vez que isso ocorreu foi em 1970. E como foi o jogo decisivo daquelas eliminatórias? Empate por 2 a 2 contra o Peru, em agosto de 1969, na Bombonera, e classificação dos peruanos para o Mundial. Mas não é esse histórico que conta para a Afa e a seleção argentina.

Os dirigentes não desdenharam dos milhões de pesos argentinos a mais que ganhariam com um jogo no Monumental de Nuñez em vão. Ou melhor, o dirigente. A decisão foi de Claudio “Chiqui” Tapia, presidente da Afa, torcedor e sócio do Boca Juniors. O cartola procurou um estádio que joga sozinho. Quer um calor que não existe na “cancha” do River Plate. Mas optou por um local onde a Albiceleste atuou 29 vezes em toda a sua história.

A última delas em 2012, quando venceu o Brasil por 2 a 1, mas perdeu o título do Superclássico das Américas, em um jogo disputado apenas com jogadores que atuavam pelos dois países. Oficialmente, a última vez que esteve na Bombonera foi no dia 16 de novembro de 1997, em empate por 1 a 1 com a Colômbia pelas eliminatórias.

ARGENTINA X PERU

Local: La Bombonera, em Buenos Aires.
Data e horário: quinta-feira, às 20h30 (de Brasília).
Argentina: Romero; Mercado, Otamendi, Mascherano, Acuña; Banega, Paredes; Papu Gómez, Messi, Di María; Benedetto.
Peru: Pedro Gallese; Aldo Corzo, Miguel Araujo, Alberto Rodríguez e Miguel Trauco; Renato Tapia, Pedro Aquino e Yoshimar Yotún; Jefferson Farfán, Edison Flores e Paolo Guerrero.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Bruno Boschilia
Créditos: Globo Esporte