Taís Araújo presta depoimento em delegacia sobre racismo sofrido na web

tais-araujo racismo-tais

A atriz Taís Araújo prestou depoimento na manhã desta quarta-feira na sede da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Ela foi ouvida por uma hora e meia no inquérito que apura o crime de racismo sofrido pela artista. A especializada já identificou um grupo de 30 pessoas que se reuniu por meio de um grupo no WhatsApp para promover ataques contra Taís. Um dos envolvidos é um jovem de 18 anos, de São Paulo. Ele não tem antecedentes criminais. Todos podem responder por injúria racial, formação de quadrilha, entre outros crimes.

Na saída da delegacia, a atriz não quis falar com a imprensa. No fim de semana, Taís fez um post relatando que recebeu comentários racistas em uma foto publicada em seu Facebook. Os insultos foram deixados em uma foto que havia sido postada por ela em outubro.

A publicação com xingamentos foi apagada pela atriz. Porém a foto foi usada novamente, desta vez, com uma mensagem citando o caso:

“É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!”, escreveu a atriz na rede social, onde acrescentou: “Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do Teatro Faap com O Topo da Montanha, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor”.

Repúdio

Após o episódio, diversos artistas e anônimos se manifestaram na web em repúdio ao que aconteceu. A maioria usou a hashtag #somostodosTaisAraujo para expressar suas opiniões sobre o caso. Famosos como Paloma Bernardi e o repórter Felipe Andreoli foram uns dos que se solidarizaram com a mulher do ator Lázaro Ramos. Após as mensagens de apoio, Taís Araújo agradeceu aos internautas.

A hashtag “#SomosTodosTaisAraujo” chegou a entrar na lista dos assuntos mais comentados no mundo no Twitter, no último domingo.

EXTRA